Homenagem

MST se despede do guerreiro João Eleoterio

Referência em muitas frentes da luta popular, Seu João foi um dos formadores de Dorcelina Folador.

Seu João Eleoterio nasceu em 06 de maio de 1934 no município de Sales de Oliveira. Por muitos anos, atuou como militante do MST nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Contribuiu em muitas frentes da luta popular, inclusive junto aos brasiguaios, onde exerceu forte influência organizativa na busca pelo direito a terra. Foi um dos formadores de Dorcelina Folador, prefeita de Mundo Novo no MS, assassinada no ano de 1999.

Seu João e sua família também foram ameaçados de morte e isso os forçou a migrar para Ribeirão Preto, onde, depois de alguns anos, se reencontrou com o MST, sendo assentado no Assentamento Mario Lago, onde resistiu até o dia em que foi chamado para militar em outra trincheira, junto com os companheiros e as companheiras que já fizeram suas passagens e o aguardam, para boas prosas.

Seu amor pela terra, pela vida e pela militância, lhe rendeu uma bela homenagem em 2009, como mestre da cultura popular no V Encontro Nacional das Violeiras e Violeiros, organizado pela ANVB (Associação Nacional dos Violeiros do Brasil) e MST no Sítio Pau D’alho – Centro de Formação Dom Helder Câmara em Ribeirão Preto. Seu João foi homenageado ao lado de Áurea Moretti, Luiz Beltrame e Pedro Xapuri.

Seu João faleceu em 13 de janeiro de 2023, mas seu legado permanece vivo em todas e todos que ousam lutar e construir uma sociedade justa e solidária.

O MST deseja conforto aos familiares. Sabemos que a dor é profunda, mas a lembrança de sua alegria nos inunda e nos provoca a seguir.

Vamos nos seus passos Seu João, você é nosso grande guerreiro Sem Terra!