Encontro Estadual

MST na Bahia realiza seu 35º Encontro Estadual 

Estão reunidos militantes das 10 regionais organizadas pelo movimento na Bahia, visando um momento de estudo para aprofundar e refletir sobre a Reforma Agrária Popular e a luta pela terra, democracia e transformação social.

Fotos: Coletivo de Comunicação do MST-BA

Por Caroline Oliveira, do coletivo de comunicação do MST-BA
Da Página do MST


O Movimento Sem Terra na Bahia iniciou no último dia 13 os estudos e debates em plenária do 35° Encontro Estadual do MST na Bahia. O encontro, porém, começou na quinta-feira (12) com muita fé, esperança e celebração na tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim. Os Sem Terra acompanharam o cortejo em homenagem ao santo, numa das principais festas religiosas e populares da Bahia.

De 13 a 15 de janeiro, cerca de 2000 militantes Sem Terras estão reunidos na capital baiana para realização do Encontro Estadual do MST.  No espaço estão reunidos militantes das 10 regionais organizadas pelo movimento, que visa ser um momento de estudo para aprofundar e refletir sobre a Reforma Agrária Popular e a luta pela terra, democracia e transformação social.

Para Lucinéia Durães, da Direção Nacional do MST-BA, “Na luta pela unidade do nosso povo, nós estamos mais uma vez nesse processo de reflexão, de estudo, mas também, nessa sequência contínua de comemoração e celebração da vitória da classe trabalhadora. É também, fundamentalmente, um momento de reafirmar que nós continuaremos vigilantes, em estado permanente de luta para defender nossa democracia, para defender uma sociedade mais justa e mais igual”.

O espaço é muito importante, porque traz a análise da conjuntura internacional, nacional e estadual para a construção da reforma agrária que implica no enfrentamento ao capital e se manifesta na luta contra as grandes empresas transnacionais, representadas pelo agronegócio.

Para Evanildo Costa, da Direção Nacional do MST-BA, “O 35º Encontro Estadual do MST na Bahia tem um significado muito importante para nós acampadas/os e assentadas/os do nosso estado, é um período que o movimento termina de realizar seus 35 anos de existência na Bahia, que ocorreu em setembro de 2022, na região do extremo sul. É também, um período que o movimento está completando 40 anos de existência a nível nacional, então, há muito o que refletir sobre toda a trajetória de luta política, de luta pela terra e de conquistas da classe trabalhadora”.

A mesa de abertura do encontro ocorreu com muita animação e mística, na sequência, tivemos um ato com os amigos(as) e parceiros(as) do MST que contou com a participação do senador da Bahia, Jaques Wagner e diversos vereadores(as) e prefeitos(as) dos municípios baianos, finalizando com a análise de conjuntura feita por João Paulo Rodrigues, da Direção Nacional do MST, Alexandre Conceição, da Direção Nacional do MST e Roberta Sampaio, Coordenadora Executiva da SESAB – BA.

O encontro traz como reflexão o momento em que a classe trabalhadora brasileira dá um norte na política nacional, na qual trabalhadores e trabalhadoras vivenciaram um período de retrocesso da democracia e da tentativa de golpe das instituições democráticas e lutaram contra o descaso social, ambiental e todo processo de retirada de direitos e políticas públicas. Esse encontro traz a esperança de construir caminhos para triunfar e esperançar um futuro melhor próximo ao presidente Lula, esperançar a construção da Reforma Agrária Popular e uma sociedade sem fome e igualitária.