Juventude Sem Terra

Juventude Sem Terra realiza a 10ª edição do Curso Ernesto Che Guevara na Região Sul

Curso inicia nesta segunda (23) com a participação de 70 jovens do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Última edição do curso de Formação da Juventude Sem Terra foi realizada no estado de Santa Catarina. Foto: Comunicação Curso Che 2020

Por Juliana Barbosa* e Sara Ferreira**

Da Página do MST

Organizado pelo Coletivo de Juventude do MST, o Curso Ernesto Che Guevara, que inicia no dia 23 de janeiro até o dia 08 de fevereiro, contará com a participação de 70 jovens vindos dos três estados da região Sul do país. A formação acontece anualmente uma vez em cada estado da região e, em 2023, a 10ª edição será realizada no Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, Rio Grande do Sul. 

O objetivo da atividade é avançar na formação política e ideológica da Juventude Sem Terra, potencializando a inserção nos setores e atividades do MST, assim como no fortalecimento e multiplicação dos Coletivos de Juventude nos estados. O curso organiza-se em etapa única, no período das férias escolares.

Foto: Juliana Barbosa MST-PR

Durante os 17 dias de curso, os jovens  participantes vão percorrer uma diversidade de temas de debates, além da vivência junto aos processos organizativos do MST, através de uma ampla programação que inclui estudos sobre a sociedade de classes; a história do MST; o Programa de Reforma Agrária Popular; o debate sobre Juventude no Movimento Sem Terra; Agitação e Propaganda como ferramenta da luta e organização social; trabalho de base e inserção da juventude, e discussões sobre gênero, internacionalismo, entre outros temas.


Ernesto Che Guevara 

O curso é em homenagem e inspirado pela história de vida e luta do revolucionário latino- americano Ernesto Che Guevara, comandante da Revolução Cubana e referência para a juventude da classe trabalhadora.

O Movimento se inspira e segue o legado dos valores defendidos por Che. Durante o processo de formação do curso que é coordenado por jovens que passaram pela formação em anos anteriores, além das aulas, textos para estudo, filmes e momentos místicos, relembram a vida e obra de Che ao longo da programação, propiciando que a juventude conheça melhor suas ideias e seu legado, contribuindo para uma formação baseada nos valores da solidariedade e do internacionalismo.

*Integra o Setor de Comunicação do MST no Paraná

**Integra o Coletivo da Juventude do MST no Rio Grande do Sul

Editado por Gustavo Marinho