Educação do Campo

Formação dos Coletivos de escolas em áreas de Reforma Agrária no PR reúne 70 pessoas

O direito à educação de qualidade e acessível ao povo camponês é uma das grandes bandeiras de luta do MST
Formação reuniu educadores e educadoras de todo o estado. Foto: Graziele Conceição Rozek Costa

Por Jade Azevedo
Da Página do MST

A Escola Itinerante Vagner Lopes, localizada no acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, recebeu o 1º Curso de Formação dos Coletivos Pedagógicos das Escolas das Áreas de Reforma Agrária do Paraná. 

O curso reuniu mais de 70 educadores e educadoras, pedagogos/as, diretores/as e coordenadores pedagógicos das Escolas Itinerantes, Escolas Municipais e Colégios Estaduais de Assentamento. Foram três dias de formação, debates e planejamento, entre 24 a 27 de janeiro. 

O direito à educação de qualidade e acessível ao povo camponês é uma das grandes bandeiras de luta do MST. Por isso, a construção de Escolas Itinerantes está entre as primeiras após a ocupação da terra, para garantir que as crianças Sem Terrinha tenham onde estudar e se desenvolver em todas as suas dimensões. Ao todo, o Paraná tem dez Escolas Itinerantes, formadas para atender crianças moradoras de acampamentos, e cerca de 100 escolas e colégios do campo.

Entre os principais objetivos do curso estava subsidiar pedagogos, pedagogas e equipe gestora das escolas para a semana pedagógica, que ocorreu no início de fevereiro. Segundo Jones Fernando, integrante da direção do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a formação é importante para retomar a proposta pedagógica das escolas das áreas de Reforma Agrária. 

“Nos anos anteriores a educação sofreu com um retrocesso na área por conta de ofensivas do governo federal e estadual, contra os planos de ensino e os processos de privatização da educação. Por isso é tão importante a nossa organização pedagógica”, afirma Fernando.

Fotos: Graziele Conceição Rozek Costa

Os principais temas de trabalho na formação foram análise da conjuntura política e educacional, pedagogia socialista e os complexos de estudos, inventário da realidade, o planejamento por complexos de estudos, desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva da teoria Histórico Cultural e dos Ciclos de Formação Humana, além de oficina de leitura, escrita e oralidade. 

*Editado por Fernanda Alcântara