Abandono

Prefeito de Santa Cruz Cabrália (BA) se recusa a marcar audiência com famílias Sem Terra

O MST denuncia que o Prefeito Agnelo Santos abandonou o povo do campo e se irrita ao ser cobrado em cumprir seu dever
As famílias afirmam que a manifestação pacífica não está impedindo o funcionamento da prefeitura. Foto: Daniel Violal/Coletivo de Comunicação MST- BA

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informa a toda população de Santa Cruz Cabrália, na Bahia que as famílias agricultoras desprezadas pelo Prefeito Agnelo Santos, não estão impedindo o funcionamento da prefeitura, apenas estão aguardando o retorno do prefeito, em apresentar as demandas que fazem parte do seu ofício do gestor.

As famílias agricultoras, que diariamente trabalham e cultivam alimentos para alimentar a cidade, estão cobrando do prefeito o funcionamento e o compromisso da gestão municipal com esses trabalhadores.

“O que queremos é o bom funcionamento da prefeitura, que até agora não está acontecendo”, afirmam as famílias.

Trata-se de uma manifestação pacífica, que não impede o funcionamento local. A presença das famílias apenas é um recurso que a população está utilizando para cobrar uma audiência com o prefeito, que se recusa a atender as família Sem Terra.

Ao contrário do requerido pelas famílias, o prefeito Agnelo, em retaliação aos trabalhadores/as, pediu liminar de despejo, cortou os poucos serviços de saúde, que ainda funcionavam nos postos dos assentamentos e circulou fake news no município, demonstrando a falta de sensibilidade e compromisso com as demandas do povo do campo.

Foto: Daniel Violal/Coletivo de Comunicação MST- BA

Afirmamos e reafirmamos, a Prefeitura está aberta, os funcionários estão circulando livremente em suas salas, com seus equipamentos e computadores ligados e atendendo o público. Se o prefeito não quer trabalhar é uma opção dele, que aparentemente  já decidiu abandonar o povo.

“Se a Prefeitura não está funcionando, ou se o prefeito não tá trabalhando, não tem relação com a presença das famílias, que se encontram nas intermediações externas, aguardando o Prefeito para dialogar sobre a pauta de reivindicações do campo”, afirma o trabalhador José Alves.

O MST denuncia que a má gestão do prefeito Agnelo é fruto da falta de compromisso com a gestão pública, que abandonou o povo do campo e pelo que se presencia e dialoga com o povo da cidade, também tem abandonado o povo dos bairros periféricos de Cabrália.

Portanto, estamos sendo obrigados a aguardar o Prefeito Agnelo para apresentar as demandas do campo e cobrar o funcionamento da gestão pública. Mas pelo visto, o mesmo está inventando desculpas para continuar sem trabalhar e sem atender às demandas do povo do município.

As famílias reafirmam que cobrar o regular funcionamento de serviços públicos é um direito constitucional de todo cidadão e é um dever de todo gestor ouvir e atender as demandas do povo.

O descaso, a omissão e a retaliação do Prefeito Agnelo contra as famílias agricultoras é crime e deve ser tratado pelo Ministério Público do Estado da Bahia.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Bahia.