Resistência!

98 anos de Elizabeth Teixeira: uma mulher marcada para viver!

"Impossível falar de luta pela terra sem lembrar da heroína de carne e osso", afirma neta de Elizabeth
Desenho do artista @Shicochico em homenagem a Elizabeth Teixeira. Foto: Arte Shico Chico

Por Polyanna Gomes
Do Brasil de Fato PB | João Pessoa

Neste 13 de fevereiro de 2023, Elizabeth Teixeira, a líder camponesa e símbolo de resistência em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, celebra seus 98 anos de vida.  
Elizabeth Teixeira é memória viva da história das Ligas Camponesas no estado da Paraíba. Desde a morte de seu companheiro, João Pedro Teixeira, militante das Ligas Camponesas e fundador da Liga de Sapé (PB), que ela passou a ser a identidade e a força para a trajetória de milhares de camponeses e camponesas por esse país em busca de respeito, direitos garantidos e vida. 
Em uma de suas entrevistas recentes ao Brasil de Fato, ela fez questão de enfatizar e reforçar o apoio pela luta camponesa, “eu penso que a luta pela terra tem que continuar no Brasil até que todos tenham esse direito”, afirmou Elizabeth.

Celebração

Wyliana Teixeira é neta de Elizabeth e declarou que sua avó é uma “heroína de carne e osso”.
“Ela é nossa mãe terra e me ensinou tanto com sua luta por justiça e igualdade; tenho certeza que sua trajetória nesses anos de existência e luta sempre será lembrada. Impossível falar de luta pela terra sem lembrar da minha heroína, sem lembrar de Elizabeth Teixeira. Viva Elizabeth Teixeira!”, disse Wyliana. 
Já Alane Lima, presidenta do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, afirma que Elizabete é a referência maior de luta viva e resistência para todos que compõe o memorial. “Ela é nossa matriarca, é a mulher que nos ensina que mesmo em dura realidade a gente precisa continuar a lutar com amor aos companheiros e companheiras, acreditando que é possível. Ela não desistiu e, por isso, é uma mulher de fato marcada para viver”. 
Elizabeth Teixeira também recebeu homenagens de diversos movimentos sociais, dentre eles, o do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra da Paraíba (MST) que através de suas redes sociais parabenizou a líder camponesa chamando-a de “honrada companheira de luta”. 
A deputada estadual Cida Ramos (PT), escreveu um texto para Elizabeth pontuando sua história como resistência na luta campesina. 
“Quero hoje parabenizar um dos maiores símbolos de resistência em nosso país, ela que admiro e é fonte inesgotável de inspiração para seguirmos lutando pela garantia dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores do campo e por um Brasil melhor”, escreveu a deputada em suas redes sociais. 

Especial 60 anos do assassinato de João Pedro Teixeira

No ano passado o Brasil de Fato Paraíba em parceria com os movimentos sociais, o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas e algumas autoridades políticas do estado, realizou uma reportagem especial traçando toda a história das ligas no estado e detalhando a vida do casal João Pedro Teixeira e Elizabeth Teixeira. Reportagem completa no link abaixo:
ESPECIAL 60 ANOS DO ASSASSINATO DE JOÃO PEDRO

Edição: Maria Franco