Abandono

Prefeito de Santa Cruz de Cabrália/BA trata famílias da zona rural com descaso e perseguição

Agnelo Santos (PSD), deu as costas às reivindicações dos trabalhadores(as) e tratou as tentativas de negociação, como caso de polícia
Foto: MST BA

Por MST Bahia
Da Página do MST

As famílias da zona rural de Santa Cruz Cabrália/BA, que vivem nos assentamentos da Reforma Agrária, denunciam o abandono e o descaso com que o Prefeito Agnelo Santos (PSD), tem tratado as demandas dos trabalhadores(as) da agricultura familiar do município.

Frente a ineficiência da gestão municipal em atender as demandas básicas das comunidades, as famílias encontraram como único meio alternativo levar pessoalmente, e entregar a pauta de reivindicações cobrando infraestrutura, saúde, transporte, funcionamento da secretaria de agricultura, etc., e dialogar com Agnelo Santos, na prefeitura.

Ao perceber a chegada das famílias, o prefeito fugiu e deu as costas como resposta à uma demanda legítima dos trabalhadores(as) do campo.

Para piorar a situação de abandono, o prefeito tratou as reivindicações das famílias como caso de polícia, entrando com pedido de liminar de despejo contra as famílias, que o aguardavam na esperança de um diálogo.

Fotos: MST BA

Surpreendendo não só a seus munícipes e eleitores, mas também a toda a Bahia, o prefeito adotou uma postura ditatorial e de perseguição contra as famílias camponesas, que utilizaram como recurso seu direito de se manifestar e cobrar mais seriedade da gestão municipal.

Além disso, ele mandou cortar os poucos serviços de saúde que ainda existiam no posto da comunidade rural. Tem perseguido lideranças da zona rural, baixou decreto e obrigou os educadores e educadoras do campo a fazer relatório fotográfico das suas aulas, ignorando a situação dos alunos que não conseguem chegar até a escola por conta das más condições das estradas.

Essa postura ditatorial de Agnelo Santos, causa sofrimento e exclui as famílias agricultoras de acessar o mais básico dos seus direitos. Por outro lado, as famílias agricultoras ‘reafirmam que jamais irão renunciar ao seu direito legítimo de se manifestar e lutar por melhores condições de vida.”

Nestes tempos de atentados contra a democracia, ações como as do prefeito Agnelo Santos contra as famílias do campo devem ser denunciadas sempre.

A defesa da democracia é um exercício constante e necessita ser realizada diariamente.

*Editado por Solange Engelmann