Banquetaço
Banquetaço 2023 comemora a volta do Consea
Da Página do MST
Banquetaço é um coletivo de ação direta, formado pela sociedade civil organizada, para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. Por meio de banquetes públicos e intervenções, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida – no campo, na cidade, nas florestas e nas águas – promovendo debates e agendas que envolvem os diversos atores dessa ampla cadeia: quem planta e colhe cuidando do meio ambiente e produzindo comida, quem cozinha, quem pesquisa e todos os que agem social, econômica e politicamente nessa relação com os alimentos. O Banquetaço é uma ferramenta de ação e mobilização política em prol da Soberania e Segurança Alimentar Nutricional (SSAN) para toda a população.
Depois de muita luta e resistência de pessoas que se importam realmente em estancar a fome e em criar soluções para os problemas relacionados à insegurança alimentar e nutricional, este mês de fevereiro de 2023 marca a retomada do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e suas unidades espalhadas por todos os estados do Brasil.
A posse dos conselheiros e conselheiras será no próximo dia 28. Na véspera, 27 de fevereiro, é o aniversário da primeira edição do Banquetaço Nacional realizado em 2019, quando houve uma mobilização por todo o país, com eventos em mais de 40 cidades, numa imensa teia coletiva contra a extinção do conselho.
Este ano, a comemoração promete ser uma grande festa, desta vez, com gosto de vitória! E, novamente, numa ação concomitante e articulada, participarão do evento conselheiros, pesquisadores, cozinheiros e chefs de cozinha, plantadores, coletores, ativistas e artistas de diversas áreas, representantes da sociedade civil e de entidades, além de gente comum, sem rótulo, afinal, a comida é necessária e desejada por todos.
O coletivo Banquetaço entende que este é um tempo oportuno para ativar o diálogo com a sociedade civil, bem como aproveitar para compartilhar informações sobre a importância desses conselhos e da participação cidadã para todo o povo brasileiro. Nos últimos anos, vimos o Brasil retroceder ao mapa da fome e serem desmontados projetos em diversas fases de execução, alguns embrionários, outros em implantação e também aqueles já maduros e com resultados favoráveis à população, devido a decisões políticas que impactaram diretamente no fomento e na articulação de suas atividades.
Observando as ações do Banquetaço numa linha do tempo, desde 2017, quando se posicionou contra a política da farinata, a discussão sobre a comida, a fome e a necessidade de políticas públicas voltadas ao tema nunca deixaram de fazer parte das atividades em diversas frentes.
Confira a seguir uma linha do tempo:
- 2017 Banquetaço Contra a Farinata (Teatro Municipal, Centro/SP)
- 2018 Ação Direta Contra o PL do Veneno (6299/02) (Bloco Tarado Ni Você – Caetano Veloso, Carnaval/SP)
- 2018 Banquetaço Pela PNARA – Contra os Agrotóxicos (Goiás Velho – GO)
- 2019 Banquetaço pelo Consea Nacional (Brasil – 17 estados e 40 cidades)
- 2019 Banquetaço Pela Feira da Reforma Agrária (Festival Comida de Verdade a Ocupação 9 de Julho – Centro/SP )
- 2019 Banquetaço Pela Feira da Reforma Agrária (Festival Comida de Verdade – CDC – Zona Leste/SP)
- 2020 a 2022 Campanha Gente É Pra Brilhar, Não Pra Morrer de Fome (Brasil – +200 cozinhas e instituições mobilizadas, milhares de refeições servidos, em muitos estados do Brasil)
- 2022 Pães Pela Democracia (11 de Agosto, Ato Nacional Pela Democracia, Largo São Francisco – São Paulo/SP
- 2022 Banquetaço de Natal do Lula com os Catadores (Galpão do Armazém do Campo – São Paulo/SP)
- 2022 Banquetaço de Natal com a População em Situação de Rua (2ª Edição) (Quadra do Sindicato dos Bancários na Sé, São Paulo/SP)
- 2023 Banquetaço 2023 | O CONSEA VOLTOU! | Um prato cheio de justiça social
Além dessas, outras atividades foram realizadas nos diversos estados como marmitaços, comidaços, debates, discussões, atividades culturais e artísticas. Confira mais informações e a programação do Banquetaço 2023 no Instagram do coletivo ou pelo e-mail [email protected].
*Editado por Fernanda Alcântara