Banquetaço

Banquetaço 2023 comemora a volta do Consea

Evento nacional comemora a volta do Consea na segunda-feira, 27 de fevereiro, véspera da posse dos conselheiros e conselheiras em todo o país
Banquetaço serve gratuitamente alimentos sem veneno. Foto: Daniela Moura

Da Página do MST

Banquetaço é um coletivo de ação direta, formado pela sociedade civil organizada, para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. Por meio de banquetes públicos e intervenções, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida – no campo, na cidade, nas florestas e nas águas – promovendo debates e agendas que envolvem os diversos atores dessa ampla cadeia: quem planta e colhe cuidando do meio ambiente e produzindo comida, quem cozinha, quem pesquisa e todos os que agem social, econômica e politicamente nessa relação com os alimentos. O Banquetaço é uma ferramenta de ação e mobilização política em prol da Soberania e Segurança Alimentar Nutricional (SSAN) para toda a população.

Depois de muita luta e resistência de pessoas que se importam realmente em estancar a fome e em criar soluções para os problemas relacionados à insegurança alimentar e nutricional, este mês de fevereiro de 2023 marca a retomada do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e suas unidades espalhadas por todos os estados do Brasil. 

A posse dos conselheiros e conselheiras será no próximo dia 28. Na véspera, 27 de fevereiro, é o aniversário da primeira edição do Banquetaço Nacional realizado em 2019, quando houve uma mobilização por todo o país, com eventos em mais de 40 cidades,  numa imensa teia coletiva contra a extinção do conselho. 

Este ano, a comemoração promete ser uma grande festa, desta vez, com gosto de vitória!  E, novamente, numa ação concomitante e articulada, participarão do evento conselheiros, pesquisadores, cozinheiros e chefs de cozinha, plantadores, coletores, ativistas e artistas de diversas áreas, representantes da sociedade civil e de entidades, além de gente comum, sem rótulo, afinal, a comida é necessária e desejada por todos. 

O coletivo Banquetaço entende que este é um tempo oportuno para ativar o diálogo com a sociedade civil, bem como aproveitar para compartilhar informações sobre a importância desses conselhos e da participação cidadã para todo o povo brasileiro. Nos últimos anos, vimos o Brasil retroceder ao mapa da fome e serem desmontados projetos em diversas fases de execução, alguns embrionários, outros em implantação e também aqueles já maduros e com resultados favoráveis à população, devido a decisões políticas que impactaram diretamente no fomento e na articulação de suas atividades. 

Observando as ações do Banquetaço numa linha do tempo, desde 2017, quando se posicionou contra a política da farinata, a discussão sobre a comida, a fome e a necessidade de políticas públicas voltadas ao tema nunca deixaram de fazer parte das atividades em diversas frentes.

Confira a seguir uma linha do tempo:

Além dessas, outras atividades foram realizadas nos diversos estados como marmitaços, comidaços, debates, discussões, atividades culturais e artísticas. Confira mais informações e a programação do Banquetaço 2023 no Instagram do coletivo ou pelo e-mail [email protected].

*Editado por Fernanda Alcântara