Estudo

Os sucessos e desafios da assistência médica na Alemanha Oriental

O Instituto Tricontinental e o “Internationale Forschungsstelle DDR” lançam a 2º edição da série "Estudos sobre a RDA"
Capa da publicação “O Socialismo é a melhor profilaxia”

Da Página do MST*

O mais recente estudo lançado nesta semana pelo Instituto Tricontinental, “’Socialismo é a melhor profilaxia’: O Sistema de Saúde da República Democrática Alemã”, explora o funcionamento e os princípios do sistema de saúde socialista na República Democrática Alemã (RDA).

:: Clique aqui e confira na íntegra do estudo ::

O estudo foi realizado a partir dos debates contemporâneos sobre as políticas de saúde e a pandemia de COVID-19. Para isso, o documento conta a história e o legado da República Democrática Alemã, explorando as principais estruturas institucionais que permitiram à sociedade da Alemanha Oriental melhorar continuamente a saúde da população e prevenir doenças.

República Democrática Alemã

Na RDA, a abordagem médica conhecida como profilaxia, que busca prevenir a doença antes que ela se manifeste, tornou-se um dos principais métodos da política de saúde. Baseando-se em tradições médicas progressistas e relações de propriedade socialistas, a RDA foi capaz de eliminar o lucro da medicina e construir um sistema de saúde integrado que operasse em todas as áreas da sociedade.

Nesse sentido, a publicação realiza uma abordagem investigativa, com ênfase política colocada na medicina social do país socialista, que buscou reconhecer e combater sistematicamente as condições de vida e trabalho que contribuem para o adoecimento das pessoas, em vez de se concentrar apenas no tratamento individual. Ela analisa também as instituições que apoiaram essa abordagem, como a rede ambulatorial transformadora de policlínicas e o campo da medicina do trabalho, juntamente com a integração abrangente de puericultura e serviços de saúde e o internacionalismo médico da RDA.

Conclusões

Este estudo revela que é possível construir um sistema de saúde que coloque as pessoas antes do lucro. Mesmo no contexto de recursos econômicos limitados e competição acirrada com o mundo capitalista, a RDA provou que cuidados preventivos, tratamento eficaz e emprego digno podem ser garantidos para todos.

Além disso, a publicação revela fatores por trás dos sucessos e desafios enfrentados pela Alemanha Oriental, procurando delinear um quadro de referência para aqueles que lutam por uma sociedade para e pelos trabalhadores.

*Com informações do Instituto Tricontinental

**Editado por Rafael Soriano