Cultura Popular

Assentamento Olga Benário realiza 1º Encontro de Carro de Boi, no alto sertão de AL

Atividade realizada no assentamento do MST, reforçou a valorização da cultura popular sertaneja
Foto: Angelo Amorim

Por Angelo Amorim
Da Página do MST

Localizado no município de Piranhas, no Sertão de Alagoas, o assentamento Olga Benário realizou neste final de semana (04 e 05) o primeiro Encontro de Carro de Boi em área da Reforma Agrária, evento que marca a celebração dos 16 anos da conquista ao direito de posse de terra por mais de 20 famílias da região.

“Este é um evento que é planejado desde o final do ano passado, pensando desde a organização das atrações, até os convites aos carreiros e carreiras dos municípios vizinhos. Tudo isso aqui é fruto de um esforço coletivo muito grande, com o forte objetivo de ampliar o diálogo do Movimento com a sociedade”, afirmou Zé Neto, da Direção Nacional do MST.

Os primeiros carreiros começaram a chegar ainda na noite de sexta-feira (03). Elias Francisco, assentado no assentamento Maria Bonita, e Edivan, morador de Delmiro Gouveia, por exemplo, levantaram logo cedo, deram de comer aos bois do carro, organizaram o que era preciso e com chapéu de couro na cabeça partiram, com direito a algumas paradas visitando os amigos encontrados no percurso.

Foto: Angelo Amorim

“Já cheguei aqui nessa linda festa, num sei quando eu voltar. Já disse em casa a mulé que qualquer dia eu vou lá, daqui pra quinta feira se Deus quiser eu vou voltar. Quando eu sair daqui por outros cantos eu vou passar, aproveitar pra rever meus amigos antes do dia acabar.”, cantou Edivan em um repente ao ser perguntado como estava os ânimos para a festa. Após isso, concluiu dizendo que achava muito importante esse tipo de ação, porque valoriza algo que já foi muito usado antigamente e, hoje em dia, se tornou um meio de locomoção mais restrito. Durante todo o dia seguinte, atravessando a caatinga e abrindo caminho em meio ao sol quente, os carreiros e carreiras dos municípios de Piranhas, Olho D’água do Casado, São José da Tapera, Pão de Açúcar e distrito Piau começaram a chegar.

Para Patrícia dos Santos, assentada no Olga Benário e uma das organizadoras do Encontro, realizar a atividade foi uma forma concreta de valorizar a tradição cultural do povo sertanejo, principalmente através da musicalidade presente nas toadas e repentes declamadas aos montes durante os momentos de diversão dos que marcaram presença. Show de paredão, apresentações ao vivo, muito piseiro e poeira levantada foi o clima da noite cultural do evento, que contou com mais de 100 pessoas. No dia seguinte, o encontro foi encerrado com o passeio de todos os carros de boi em todo o trajeto do assentamento.

*Editado por Fernanda Alcântara