Sem Terrinha

Ciranda Infantil em MG faz homenagem a Carolina Maria de Jesus

Ciranda Infantil foi realizada no acampamento das Mulheres Sem Terra, em Belo Horizonte - MG, e fez homenagem a Carolina Maria de Jesus
Ciranda Infantil do acampamento das Mulheres Sem Terra em MG faz homenagem a Carolina Maria de Jesus. Foto: MST em MG

Por Setor Estadual de Educação de MG
Da Página do MST

Nos dias 07 e 08 de março, mais de 500 mulheres Sem Terra se encontraram em Belo Horizonte movidas pela mística de seguir lutando por terra e democracia, junto às mães estavam as crianças Sem Terrinha que se organizaram na Ciranda Infantil, espaço lúdico, de formação, cuidados, brincadeiras e luta.

A Ciranda Infantil, que contou com aproximadamente 30 crianças Sem Terrinha, realizou uma homenagem a Carolina de Jesus, que é até hoje uma inspiração. Sua história foi contada de forma lúdica e brincante. Mulher negra nascida no interior de Minas Gerais no dia 14 de março de 1914, foi para a periferia de São Paulo e lutou para dar o que comer para os três filhos. Sonhou em ser escritora e escreveu a realidade dura de uma vida na favela.

Depois do momento de formação, as crianças coloriram um painel em homenagem a Carolina Maria de Jesus, autora do livro autobibliográfico “Quarto de Despejo”, onde ela relata sua vivência como moradora da favela, mãe e catadora de papel. 

Em diálogo com o tema Reforma Agrária que produz vida e alimento saudável, contrapondo o agronegócio que produz morte e violência, foi realizado um cortejo na feira que estava acontecendo no acampamento. 

Foto: MST em MG

As crianças puderam juntamente com as educadoras/es contemplar os alimentos trazidos pelas diferentes regionais do estado, produzidos sem veneno e livre de trabalho escravo. “Foi uma maravilha cantar, brincar e aprender na feira”, afirmou uma Sem Terrinha.

Outro momento marcante da Ciranda foi o encontro das crianças do MST com as crianças do Aglomerado da Serra, momento de oficina de muralismo e atividades culturais. “Como os Sem Terrinha são de luta, terminaram o encontro com muita força no dia 08 de março participando da Marcha das mulheres em um ato unificado pelas ruas de BH”, completou outro Sem Terrinha.

Viva a Ciranda Infantil Carolina Maria de Jesus!

*Editado por Fernanda Alcântara