Conquista

Estudantes de Colégio do Campo são campeões de jogos escolares, em Cascavel (PR)

Na fase municipal dos Jogos Escolares do estado, as educandas do Colégio Estadual do Campo, localizado no assentamento Valmir Mota conquistaram a vitória no futsal pela segunda vez
Time de futsal feminino campeão do Colégio Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida, em Cascavel. Foto: Juliana Poroloniczak

Por Jade Azevedo
Da Página do MST

Todos os anos acontecem os Jogos Escolares, com a fase Municipal, realizados pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte em parceria com os municípios. Este ano o evento aconteceu entre 24 de março e 6 de abril e participaram atletas escolares da rede pública e privada do Paraná. 

O time campeão na competição municipal em Cascavel foi a equipe de futsal feminina do Colégio do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida, que conquistou pelo segundo ano consecutivo, a vitória na categoria de 12 a 14 anos. No atletismo, a equipe masculina de 12 a 14 anos também foi bicampeã. As campeãs do futsal vão representar a escola e o município de Cascavel na competição regional em maio deste ano.

Adroaldo Klock, professor de Educação Física do colégio, afirma que os educandos já são vitoriosos por participar e enfrentar essas equipes. “Na cidade eles tem toda uma estrutura com quadra, ginásio, inúmeros materiais para fazerem seus treinamentos, e aqui no campo nós estamos distante destes recursos”, ressalta.    

Este ano, somente nos Jogos Municipais em Cascavel, região Oeste do Paraná, participaram 52 escolas, envolvendo aproximadamente dois mil jovens entre 12 a 17 anos. Adroaldo, é quem incentiva e treina os educandos a alguns anos e conta com orgulho que o time de futsal feminino já é bicampeão. “Mesmo com infraestrutura precária e todas as dificuldades e limitações, esse trabalho com as atletas vem sendo desenvolvido desde 2019, ano da primeira participação delas nos jogos. Em 2022, depois da pandemia, elas retornaram e se consagraram campeãs pela primeira vez e este ano novamente”.

Alunos do Colégio Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida. Foto: Juliana Poroloniczak

Juliana Poroloniczak, diretora do colégio, destaca o trabalho excepcional do professor Adroaldo que incentiva todos os educandos a participarem dos jogos mesmo com todas adversidades e ressalta que todos e todas têm o direito a uma escola com condições estruturais, “uma escola de qualidade, diferente da que temos hoje, construída pela comunidade e que está com a estrutura abandonada pelo estado”. 

Adroaldo ressalta que além do futsal os educandos se destacam no atletismo, e conta que há alguns anos a escola organiza uma maratona para incentivar os educandos à prática de esporte nesta modalidade. Ele esclarece que no atletismo competitivo são diversas as provas, desde as corridas, salto em distância, lançamento de peso, dardos, e diversas outras provas. “Na nossa escola temos tido diversas conquistas, em 2022 os alunos do atletismo foram campeões em quatro categorias: feminina de 12 a 14 e no masculino de 15 a 17 anos. Esse ano, foi o ano com mais participações escolares no município e logo o mais concorrido e, mesmo assim, os meninos foram campeões na categoria de 12 a 14”, conta orgulhoso. 

Estrutura do Colégio do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida. Foto: Juliana Poroloniczak

O Colégio do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida tem uma quadra simples e um campo gramado para treinar. “Mesmo com toda a dificuldade, procuramos sempre incentivar porque o esporte é uma ferramenta poderosa na vida do ser humano, da criança, do adolescente, do jovem, um instrumento transformador no dia a dia”, afirma Adroaldo, que está animado para o Jogos Regionais que acontecem em Céu Azul no próximo mês. 

*Editado por Solange Engelmann