Defesa Pública

Posse da Ouvidoria da Defensoria Pública do RS

Rodrigo de Medeiros assume Ouvidoria; ele sucede a advogada Marina Dermmam, ambos com o compromisso junto aos movimentos sociais
Foto: Divulgação/Ouvidoria da Defensoria Pública do RS

Da Página do MST

Na manhã dia 10 de abril, tomou posse, na Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, o advogado Rodrigo de Medeiros, membro da RENAP e do Fórum Justiça. Rodrigo sucede a advogada Marina Dermmam, ambos com o compromisso junto aos movimentos sociais. Por isso, a posse foi marcada pela presença de inúmeros movimentos e entidades de direitos humanos, tais como Acesso- Cidadania e Direitos Humanos Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Associação Brasileira de Jurista pela Democracia (ABJD), Associação dos Juristas para a Democracia (AJURD), Guatyí- Democracia Participação e Solidariedade, Frente Nacional de Luta (FNL), LGBTQIA+, Movimento de Mulheres, Movimento Negro Unificado (MNU); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares- (RENAP), dentre outros.

Fizeram-se também presentes associações, órgãos de classe e sindicatos representativos como Associações das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul; Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS); Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS); ordem dos Advogados do Brasil Secção Rio Grande do Sul e Sindicato soa Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (SEMAPI). Dois conselhos de direitos compareceram, o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH) e o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI). Além dos ouvidores, na passagem do cargo, compunha a mesa do evento o Defensor Público-Geral Antonio Flávio de Oliveira, o Corregedor-Geral da Defensoria Marcelo Turela de Almeida, o Presidente do TRE-RS Des. Francisco José Moesch, a Deputada Federal Fernanda Melchiona (PSOL), o Deputado Estadual Jeferson Fernandes (PT) e o Presidente do CEDH-RS Júlio Picon Alt. Outros parlamentares estiveram na solenidade, os deputados estaduais Laura Sito (PT), Matheus Gomes (PSOL) e Sofia Cavedon (PT), além dos gabinetes dos também deputados estaduais Bruna Rodrigues (PCdoB) e Leonel Radde (PT).

Rodrigo de Medeiros destacou a construção coletiva feita para o espaço da Ouvidoria pela Marina Dermmam, a qual dará continuidade, ouvindo diversos movimentos sociais e voltando-se às causas dos segmentos vulnerabilizados da sociedade, dentre os quais de combate ao racismo e à intolerância religiosa, de combate à discriminação às mulheres e à população LGBTQUIA+, de combate à fome, de acesso a direitos à população de rua, de combate a injustiça e ao racismo ambiental, de acesso a direitos sociais como à moradia, à saúde, à educação, ao transporte e à cultura. Ressaltou reuniões que fez de avaliação e planejamento junto com a Marina Dermmam e representantes dos movimentos de Moradia, da Viacampesina, de Mulheres, LGBTQUIA+, Negro Quilombola, Povos e Comunidades Tradicionais. Em sua fala, Rodrigo falou da necessidade de empatia para cumprir a função, e, lembrando da política de ódio que vem assolando o país nos últimos tempos, citou as palavras do Padre Luís Sartorel, das Pastorais Sociais, de que o amor é um ato político, ao que o novo Ouvidor concluiu que a existência da Defensoria é um gesto de amor, tal qual a existência de sua Ouvidoria.

*Editado por Fernanda Alcântara