Rumo aos 40 Anos

Formação de militantes para o trabalho de base é o foco da Brigada Nacional Oziel Alves

A primeira etapa ocorre até o início de maio, em Sergipe; Formação reúne Sem Terra dos Estados de Alagoas, Sergipe e Bahia

Por Mykesio Max
Da Página do MST

A Turma Regional Nordeste II, da Brigada Nacional Oziel Alves, iniciou sua formação ontem (23) em Poço Redondo-SE, no assentamento Queimada Grande. A regional terá a participação de militantes dos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe.

O curso vem sendo realizado no estado de Sergipe e  tem como intuito a formação e preparação de novos quadros de militantes, para lidar com os desafios que a luta de classes exige para a transformação social necessária ao momento histórico que vivemos. A etapa também ocorre em outras regiões do país, fortalecendo a formação política e a mística rumo aos 40 anos do MST. 

Cerca de 100 militantes deram início com uma mística que relata o legado de Oziel Alves, resgatando a luta pela terra e os desafios no campo da formação política. A formação desta Brigada tem caráter nacional e a projeção de dirigentes do MST nos próximos períodos. Ontem (23), se dedicaram ao tempo, formação dos NBs, mística de abertura, apresentação da Brigada Oziel Alves, organicidade interna e estudo da PROMET nos NBs.

Foto: Mykesio Max / MST em Alagoas

A Brigada retoma a memória dos mártires de Eldorado do Carajás, quando 21 Sem Terra foram mortos, incluindo o jovem Oziel Alves, que antes de sua morte, não negou a sua pertença e convicção enquanto Sem Terra. Hoje (24) iniciaram com o tempo leitura e análise de conjuntura Política e Agrária, ministrado por Débora Nunes, da Direção Nacional do MST, seguindo o dia com escrita criativa.

*Editado por Fernanda Alcântara