Fake News

MST encena Massacre de Eldorado do Carajás e não ‘fakes de agressão policial’

Vídeo mostra peça Antígona na Amazônia, com encenação do Massacre de Eldorado do Carajás, produzida em parceria entre o MST e o grupo de teatro NTGent
Seu Laurindo, sobrevivente do Massacre de Eldorado do Carajás, durante Encenação da Marcha Interrompida no Massacre, na peça Antígona na Amazônia. Foto: Moritz von Dungern

Por Isabela Aleixo
Do UOL Confere, São Paulo

É falso que o MST tenha encenado “fakes de agressão por policiais” no Pará, como dizem publicações nas redes sociais.

O vídeo mostra, na verdade, uma encenação do massacre de Eldorado do Carajás, quando a polícia militar do Pará matou 19 trabalhadores rurais, há 27 anos.

Encenação era uma adaptação de Antígona com o massacre de Eldorado do Carajás (PA); há 27 anos, 19 trabalhadores rurais foram mortos pela polícia. Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp/TikTok

O que diz o post:

  • O vídeo mostra trecho de uma encenação em que é possível ver diversas pessoas com camisas e bonés do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
  • Sobre as imagens está escrito: “Será? MST encenando fakes de agressão por policiais no Pará. Vão passar isso mundo a fora (sic), sofreremos sanções se não nos unirmos mobilizando mídia para falar bem do agro. Sei que o grupo não é para isso mas todos dependemos do Agronegócio saudável!”

Por que é falso?

  • Equipe de filmagem aparece no vídeo. É possível identificar na camisa da equipe as inscrições “imprensa RBATV Parauapebas canal 30 Band”;
  • O evento aconteceu no dia 17 de abril de 2023, data em que o massacre completou 27 anos. O canal da RBATV, afiliada da Band no Pará, exibiu duas matérias sobre as homenagens às vítimas do massacre de Eldorado do Carajás no programa Barra Pesada. Veja abaixo a cobertura do jornal local (a partir do minuto 1:09:24):

No dia seguinte, o canal exibiu a reportagem completa. Veja abaixo entre o minuto 15:18 e 22:34:

A encenação O MST, em parceria com o diretor suíço Milo Rau, encenou na ocasião uma adaptação da tragédia grega Antígona. O movimento social publicou sobre o projeto da peça teatral em seu site oficial.

Veja Aqui: Antígona ocupa a região Amazônica, no marco do Massacre de Eldorado dos Carajás

A AFP, agência de notícias da França, produziu uma matéria sobre os 27 anos do massacre e entrevistou o diretor suíço. O jornal O Liberal, do Pará, também publicou a matéria em seu canal no Youtube (veja AQUI)

No Instagram, Milo Rau anunciou que a encenação aconteceria no dia 17 de abril: “Os ensaios de ‘Antígona na Amazônia’ estão chegando no seu primeiro clímax. Na próxima segunda-feira, 17 de abril, o maior massacre perpetrado pela polícia militar brasileira contra o MST em 1996 será reencenado no local do crime”.

O massacre No dia 17 de abril de 1996, 19 trabalhadores rurais sem terra foram mortos pela Polícia Militar do Pará após o bloqueio da rodovia PA-150, em Eldorado do Carajás (PA), na região conhecida como “Curva do S”. Outros dois morreram no hospital (relembre aqui e aqui).

Os trabalhadores protestavam pela demora do Incra na desapropriação de terra da Fazenda Macaxeira, onde estavam acampados;

Os comandantes das duas tropas que participaram da violenta operação policial de desobstrução da via foram condenados pelas mortes dos trabalhadores: o tenente-coronel Mario Colares Pantoja e o major José Maria Pereira Oliveira. Pantoja morreu em 2020;

A data do massacre se tornou o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, em decreto assinado pelo presidente FHC em 2002. Veja a lei AQUI.