Despejo

Famílias Sem Terra sofrem despejo em acampamento na região da Chapada Diamantina, BA

É a terceira vez que as famílias do acampamento Estrela Vive sofrem com despejo na área da empresa FERBASA, no município de Planaltino
Despejo foi nesta quinta (27), em área onde as famílias produziam alimentos. Foto: MST-BA

Por Coletivo de comunicação do MST-BA
Da Página do MST

Centenas de famílias Sem Terra sofreram despejo do acampamento Estrela Vive, na região da Chapada Diamantina, município de Planaltino, Bahia, na tarde desta quinta-feira (27).

Essa é a terceira vez que as famílias do acampamento Estrela Vive sofrem com despejo na área da empresa FERBASA. A fazenda foi reocupada no dia 30 de março deste ano, quando as trabalhadoras e trabalhadores camponeses voltaram para a área e retomaram os plantios e construção dos barracos, que haviam sido destruídos no último despejo.

A ameaça de um novo despejo já estava circulando por todo território, porém sem nenhum comunicado oficial, e na tarde desta quinta, aconteceu a reintegração de posse da fazenda da empresa FERBASA, uma terra abandonada e improdutiva, local que não gerava emprego ou servia de moradia.

Fotos: MST-BA

As famílias do acampamento que não tem para onde ir, lutam para conquistar um pedaço de terra para viver e trabalhar. A área despejada servia de moradia e trabalho para centenas de famílias que já produzem seus alimentos, e são comercializados em toda região em torno do município de Planaltino.

As famílias afirmam que são os alimentos produzidos nos assentamentos e acampamento de Reforma Agrária que alimenta o povo brasileiro e pedem à justiça que intervenha para garantir dignidade para as centenas de pessoas que viviam no local.

Os camponeses saíram da fazenda de forma pacífica e estão acampados na estrada próximo à área em que foram despejados.

*Editado por Solange Engelmann