Nota de Pesar

Marcelo Zelic, presente!

MST se solidariza com familiares, amigos e companheiros de luta do pesquisador e incansável lutador dos direitos humanos, que faleceu nesta segunda (8)
Marcelo Zelic. Foto: Agência Câmara de Notícia

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamenta profundamente a morte do companheiro Marcelo Zelic, ocorrida nesta segunda-feira (8/5), em São Paulo, aos 59 anos.

Ele estava hospitalizado desde a semana passada por complicações após ter sofrido um AVC hemorrágico.

Toda a nossa solidariedade aos familiares – Helena, Paula, Julio, Laura, Marcia e Mari – seus muitos amigos e companheiros de luta.

Pesquisador e incansável lutador dos direitos humanos, Marcelo Zelic ofereceu, desde os anos 1990, importante contribuição à luta do MST e dos trabalhadores do campo, organizando e digitalizando documentos da história dos nossos povos.

Conselheiro Diretor da Coalizão Memória, Marcelo Zelic era vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, coordenador do Projeto Armazém Memória e um dos responsáveis pela inclusão do estudo de graves violações de direitos humanos contra os povos indígenas na Comissão Nacional da Verdade.

Como nos diz Helena, filha de Marcelo Zelic, em mensagem sobre a morte do pai, “agora é hora de seguirmos pensando nele, e não só lembrando as histórias, mas também assumindo o compromisso de sermos mais como ele: justos, generosos, teimosos, rebeldes, carinhosos e comprometidos com a luta dos povos. É hora de mantermos a memória dele viva, assim como ele, com o Armazém Memória, em que mantinha viva uma parte muito importante da memória do Brasil.”

Seguiremos seu legado, companheiro Zelic!

Marcelo Zelic, PRESENTE! Agora e sempre!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST