Feira Nacional

Monte sua noite de petiscos e bebidas com produtos da 4ª Feira da Reforma Agrária

Do queijo à cachaça, você pode garantir produtos orgânicos e agroecológicos de assentamentos
Imagem da 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária. Foto Juliana Adriano

Por Mariana Castro e Jaine Amorim
Da Página do MST

Amanhã finalmente começa a IV Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo MST, com comidas e diversos produtos direto de assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária Popular. E com uma farta disponibilidade de produtos das cinco regiões do país, dá para encher o carrinho com opções saudáveis e montar sua refeição com diversidade e comida de verdade.

Depois das dicas de como montar seu café da manhã e almoço, chegou a hora de conferir algumas indicações daqueles lanchinhos, que podem ser tanto na janta como em confraternização à noite. Confira abaixo alguns destes produtos que você encontrará a partir de amanhã na Feira da Reforma Agrária!

Foto: Acervo do MST no Paraná

Para a companheirada vegana a Feira Nacional da Reforma Agrária tem diversas opções, até porque frutas, verduras, legumes e hortaliças são nosso carro chefe, não é? Vamos para algumas dicas. 

1. Queijo Terra Conquistada (CE)

Foto: Divulgação

Se pensou em tábua de frios, o queijo é um item essencial, mas até chegar à sua mesa ele percorre um grande caminho e os produtores do MST sabem muito bem por onde ir, por isso na feira você vai encontrar uma grande variedade de laticínios.

Um dos destaques vem da Cooperativa Terra Conquistada, de Quixeramobim, interior do Ceará. Apesar de nova (fundada em fevereiro de 2022), já são mais de 20 produtos registrados, como os queijos coalho, a nata e o requeijão, produzidos sob os princípios agroecológicos e envolvendo mais de 25 assentamentos dedicados à produção de leite no estado.  

Dica amiga: O queijo super combina com mel e geleias. Durante a feira você encontra uma grande variedade de orgânicos e agroecológicos, à base de frutas típicas de todo o país. Não perde a oportunidade! 

2. Salame Terra Livre (RS)

Foto: Divulgação

O salame está para o Rio Grande do Sul como a cachaça está para Minas, então quem curte essa delícia, não pode deixar de visitar a gauchada durante a feira. 

A Cooperativa gaúcha Terra Livre produz, industrializa e comercializa uma diversidade de alimentos, entre eles está o salame italiano colonial que é um ótimo acompanhamento para formar sua tábua de frios.

Dica amiga: Salame e limão casam muito bem, então aproveita que em diversos estades da feira você vai encontrar uma diversidade de limões orgânicos dos nossos assentamentos. Dá até para engatar uma boa caipirinha, hein? 

3. Conservas

Foto: Divulgação

Que fechamento! Em um potinho você pode garantir uma explosão de sabores típicos dos nossos estados de atuação, desde o pequi do sertão até a amora. Produzidas de maneira artesanal, as conservas são feitas a partir da produção orgânica de frutas e legumes nos assentamentos. 

No assentamento Dom Hélder Câmara, zona rural do município de Itaberaí em Goiás, a Cooperativa Nana Natus é uma das feras no assunto: tem pepino agridoce, cebola caramelizada, jurubeba, pequi, quiabo, mini milho, jiló, picles, guariroba, pimenta.. ah, estão de brincadeira, hein? Corre lá no stand do Goiás.  

Dica amiga: As conversas tem ótima durabilidade, então aproveita pra garantir um estoque variado e visitar também outros estados. O Brasil é imenso e em cada cantinho você encontra uma delícia diferente!

4. Chips de Banana e Mandioca 

Foto: Reprodução

Belisquinhos saudáveis também são um sucesso na noite de petiscos e estarão disponíveis em diversos espaços da feira, como é o caso de bananinhas ou mandiocas chips.  

Você encontra essas opções produzidas por coletivos de mulheres a cooperativas já estruturadas, como é o caso da Cooperativa Terra Crioula, do Rio de Janeiro.  

Dica amiga: Além de fortalecer a companheirada que produz os chips já beneficiados, você também pode produzir a sua variedade em casa. O Maranhão está com bastante mandioca à disposição e pode te ajudar na escolha.  

Bebidas

Calma aí! Quem disse que o MST só produz alimentos? Tem muita água que passarinho não bebe de alta qualidade. Nos diversos estados, coletivos se organizam e estruturam cervejarias e cachaçarias artesanais, além de produzirem deliciosos vinhos e licores.

1. Cerveja Subversiva (RJ)  

Foto: Divulgação

Na última feira nacional, em 2017, foram esgotadas as garrafas de “Fora Temer” e ele se foi! Agora trazemos novidades como a “Lula Presidente”, da cervejaria artesanal Latino Americana. Além desse rótulo, você vai encontrar uma imensa variedade como a “Terra”, da Cervejaria Apiai, de São Paulo, a mineira “Barra Funda”, e a nossa queridinha feminista “Subversiva”, produzida por mulheres do MST no Rio de Janeiro. 

A Subversiva é produzida por um coletivo formado por seis mulheres de várias regiões do RJ que se encontra uma vez por semana para produzir, debater política e, claro, degustar a bebida. Valeria até um convite pra uma noite dessas, né?

Dica amiga: As cervejas do MST são produzidas com materiais orgânicos e agroecológicos, podendo ser encontradas nas versões Larger, Pilsen, Red Ale, Amber Ale, Pale Ale, IPA.. tem para todos os gostos.

2. Cachaça Veredas da Terra (MG)

Foto: Divulgação

Falou em cachaça, a gente já lembra de Minas, né? Então bora lá que a turma entende do assunto. Um dos rótulos mais apreciados do MST tem sido a “Veredas da Terra”, que pode ser encontrada desde as tradicionais garrafas até barris de 3L.

As famílias da Cooperativa Camponesa Veredas da Terra sao responsáveis pelo rigoroso processo que vai desde o plantio da cana, corte, carregamento, moenda, preparação do fermento, fermentação e lambicada, utilizando fermento levantado com milho criolo de palha roxa, típico da região. 

Dica amiga: Se como a gente você curte uma cachacinha, pode dedicar um bom passeio pela feira para conhecer outros rótulos como a disputada Socialista, a Vidas Secas, Camponeses Orgânica, a típica Tiquira do Maranhão, além de uma infinidade de cachaças temperadas com frutas típicas.

3. Licor Camponeses (PR)

Foto: Divulgação

Os licores são um tipo de bebida destilada que, quando consumido moderadamente, traz vários benefícios para a saúde humana. Podem ser servidos como bebida cordial, para agradar as visitas, ou como aperitivo, antes da refeição para estimular o apetite, ou ainda como digestivo, após as refeições. 

Já imaginou poder saborear um licor produzido pela Reforma Agrária? Temos muitos! Você vai poder encontrar essas delícias em diversos stands da feira, com muitos sabores e vindo de diversos lugares. 

A linha de licores da marca Camponeses é um dos destaques, produzidos pela Cooperativa Central da Reforma Agrária no Paraná (CCA), que agrega hoje mais de 20 mil famílias assentadas nos 311 assentamentos do estado, organizadas em 17 cooperativas. Os sabores variam entre café, figo, jaca e muito mais! 

Dica amiga: Diversos coletivos, especialmente de mulheres Sem Terra também produzem licores artesanais com sabores típicos de cada região. Vale dar uma conferida e até pedir uma degustação. 

4. Sucos Monte Vêneto (RS)

Foto: Divulgação

Para quem não é adepto a bebidas alcoólicas também vamos ter muitas opções de sucos produzidos sem trabalho escravo e com sabor de fruta de verdade. 

A Cooperativa de sucos Monte Vêneto é o grande destaque nacional e vai estar na Feira Nacional com uma diversidade de sabores de sucos orgânicos e integrais. 

Premiada internacionalmente, a Cooperativa da serra gaúcha dedica-se com exclusividade à fabricação de sucos de alta qualidade, dispondo de um parque fabril projetado exclusivamente para possibilitar o melhor desempenho na atividade de extração e conservação natural de sucos integrais.

Dica amiga: Durante a feira você também vai ter à disposição uma imensa variedade de polpas de frutas, com sabores que você com certeza nunca viu! Se eu fosse você, já levaria a caixa térmica para garantir o estoque. 

*Editado por Fernanda Alcântara