Feira Nacional

Seminários e conferência apresentam debate da Reforma Agrária Popular na 4ª Feira Nacional

Os eventos acontecem entre a programação da 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que começa nesta quinta (11) e vai até domingo (14), no Parque Água Branca, em São Paulo
Foto: Coletivo de Comunicação MST em BA

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

Com muita comida de verdade direto das áreas de Reforma Agrária de todo o país, cultura popular com shows, atrações artísticas e comidas típicas das cinco regiões, a 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária do MST, que começa hoje (11) e vai até domingo (14), no Parque Água Branca, em São Paulo, também terá espaços para debates, diálogos e a articulações em torno do projeto de Reforma Agrária Popular do MST, com a realização de seis seminários e uma conferência.

A Feira Nacional da Reforma Agrária representa a síntese coletiva e cotidiana da construção da Reforma Agrária Popular, que o MST desenvolve em seu histórico processo de luta há quase 40 anos. Este caminho se inicia com as ocupações de latifúndios improdutivos, que após a conquista de assentamentos se tornam espaços de produção alimentos saudáveis e de geração de vida digna em comunidades rurais sustentáveis.

Com a presença de convidados, pesquisadores, entidades e representantes de movimentos populares e do MST, os seminários estão distribuídos entre a programação dos dias 11 a 13/05, sendo realizados na parte da manhã ou à tarde. No dia 14, está prevista a Conferência pelo Direito à Alimentação Saudável, que acontece as 10 horas da manhã.

A proposta dos seminários é ampliar e reforçar o diálogo entre o campo e a cidade, apresentando o debate sobre alguns temas centrais que estruturam a necessidade da implantação da Reforma Agrária como um política fundamental para o Brasil, em contraposição ao modelo agroexportador e de destruição do agronegócio.

Os seminários tem o objetivo de debater com a sociedade grandes temas ligados à Reforma Agrária, aprofundando questões chaves como agroecologia, direitos humanos, educação, questão ambiental“, explica Bárbara Loureiro da coordenação da Feira Nacional.

Entre os temas, no dia 12/05, à partir das 10h, acontece o Seminário: Agroecologia e Meio Ambiente, com a participação de Márcio Astrini, do Observatório do Clima; Fernanda Savisk da Associação Brasileira de Agroecologia; Bárbara Loureiro, dirigente do MST; com a coordenação de Andreia Matheus, do MST, e Alan Tygel, da Campanha Contra os Agrotóxicos.

“A intenção desse seminário é debater a questão agrária e a questão ambiental no contexto de crise estrutural do capital e suas consequências na vida do povo e no meio ambiente, como uso excessivo de agrotóxicos, concentração de terras, crise hídrica, desmatamento, perda de soberania alimentar. E debater as perspectivas populares de enfrentamento na defesa da Reforma Agrária Popular e do território, da soberania alimentar, da agroecologia e do cuidado com os bens comuns da natureza”, afirma Bárbara.

Na temática de construção de novas relações e diversidade de gênero, outro seminário importante para o MST aborda a Reforma Agrária e as relações humanas nos territórios Sem Terra. “Nesse espaço nosso objetivo é dialogar com o público sobre o cultivo da terra, o não envenenamento, o reflorestamento do planeta, a solidariedade e, paralelo à tudo isso, a nossa vivência enquanto seres humanos, pois não podemos produzir alimentos saudáveis com relações adoecidas”, pontua Flavia Tereza da Silva, da direção nacional do Coletivo LGBTI+.

O Seminário acontece no dia 12/5, a partir das 13h30, com o lançamento da Campanha Contra LGBTfobia, na perspectiva do MST rumo aos 40 anos e do 7° Congresso Nacional, em que o Movimento busca combater qualquer tipo de violência contra qualquer pessoa de qualquer gênero.

O espaço conta com a presença de Lucinéia Freitas, da coordenação nacional do setor de gênero do MST; Renata Menezes, da coordenação nacional do Coletivo Juventude do MST; Kelvin Nicolas, da coordenação nacional do Coletivo LGBTI+ do MST; e coordenação de Flavia da Silva e Mateus, do MST.

Confira a programação completa:

11/05 – quinta-feira
14h
Seminário: Disputa Ideológica em tempos de Neofascismo e Agronegócio
Local: Aud. 1 – Paulinho Nogueira
Convidados:
Camila Rocha – cientista política e pesquisadora do Cebrap
Pedro Fiori Arantes – arquiteto e urbanista, professor da Unifesp
Ana Manuela Chã – coletivo nacional de cultura do MST

12/05 – sexta-feira
10h
Seminário: Desafios da Alimentação Saudável e nutrição na educação escolar
Local: Auditório 2 – Terstisal

Seminário: Agroecologia e Meio Ambiente
Local: Café literário Carolina Maria de Jesus

13:30
Seminário: Reforma Agrária Popular e as Relações Humanas
Local: Café literário Carolina Maria de Jesus

14h
Seminário: Políticas públicas e a Reforma Agrária Popular
Local: Auditório 1 – Paulinho Nogueira

13:30
Seminário: Reforma Agrária Popular e as Relações Humanas
Local: Café literário Carolina Maria de Jesus

13/05 – Sábado
14:00
Seminário: 135 anos da abolição: latifúndio, fome e trabalho escravo
Local: espaço Melhor idade
Felipe Brito – jornalista e Baba Egbe
Regina Lucia dos Santos – Coordenação do MNU-SP
Zélia Lucas Patrício – Coordenação da CONEN
Liu Durães – Coordenação Nacional do MST

14:00
Seminário: Reforma agrária, conflitos e desafios na atualidade
Local: Aud. 1 – Paulinho Nogueira
Convidados: Pedro Serrano, advogado, professor de Direito Constitucional, associado na ABJD e integrante do Prerrogativas; Claudia Dadico, Doutora em Ciências Criminais, Juíza federal; MST; Sindicato dos Adv de São Paulo – SASP; ABJD; AJD; MP TRANSFORMA e Prerrogativas.

15:00
Seminário 40 anos do MST e a memória
Local: Tenda último pavilhão

14/05 – domingo
10h
Conferência pelo Direito à Alimentação Saudável

*Editado por Fernanda Alcântara