Cultura

Artistas pela Reforma Agrária: Samba, terra, raízes e Jorge Aragão

Neste segundo dia da 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, Jorge Aragão traz as raízes da nossa cultura
Foto: Divulgação

Por Equipe de produção de texto da 4ª Feira
Da Página do MST

Depois de uma noite de ritmos e batuques variados que transbordam as fronteiras do Nordeste, a 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária vai até o Rio de Janeiro e traz para o Parque Água Branca a voz e a melodia de um dos grandes nomes do samba, Jorge Aragão

Sendo o samba um sinônimo de identidade, história e resistência popular, o ritmo brasileiro não poderia ficar de fora da Feira, que é por essência uma expressão da riqueza das manifestações culturais e alimentares do Brasil, com seus sabores e saberes.

Esses elementos que se entrelaçam na luta pela cultura e pela vida estão presentes na trajetória de Jorge Aragão. Com uma carreira de mais de 40 anos e centenas de composições gravadas por diversos artistas, o cantor e compositor é um dos principais representantes do chamado Samba de Raiz, que valoriza as tradições e as origens do gênero. Suas letras abordam temas como o amor, a amizade, a malandragem, a religiosidade e a consciência social e racial, com uma obra que mistura tradição e inovação.

É dialogando com esses temas que Aragão se firmou como ícone da música brasileira e um dos maiores expoentes do samba. Sua obra é uma homenagem à cultura e à história do Brasil, que se refletem na beleza e na riqueza do gênero. E andando pelo Parque Água Branca na IV FENARA, é possível entender porque a música e a produção de alimentos saudáveis se ligam com a cultura e o respeito às formas de vida, em defesa da identidade e da diversidade.

O samba e a reforma agrária popular tem uma história de resistência protagonizada pelo povo brasileiro nas vielas, favelas e no campo. São formas de resistir às opressões do capitalismo, que silencia e marginaliza as expressões culturais e potencializa o modelo destrutivo do agronegócio, que concentra a terra, explora os trabalhadores, envenena os alimentos e degrada o meio ambiente. Se as duas coisas se ligam pelo seu histórico, o samba e a reforma agrária popular são também aliados na construção de uma nova sociedade, baseada na solidariedade, na cooperação e na democracia.

Foto: Divulgação

Hoje, os fãs de todas as gerações poderão dançar ao som de algumas das canções mais famosas de Jorge Aragão, como “Coisinha do Pai”, “Vou Festejar”, “Coisa de Pele” e “Eu e Você Sempre”. Junto da música, a feira também é uma oportunidade para que o público conheça e experimente a variedade de alimentos, bebidas, arte e cultura que são fruto das lutas do campo.

Jorge Aragão continua na ativa, fazendo shows pelo Brasil e pelo mundo. Em 2022, ele completou 73 anos de idade e 45 anos de carreira. Uma história que merece ser celebrada e conferida hoje no Parque da Água Branca, por todos os amantes da música popular brasileira.

SERVIÇO

Show de Jorge Aragão na 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária

Quando? 12 de abril de 2023, das 18 às 20h

Onde? Palco Arena – Parque Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo)

Entrada Gratuita