Reforma Agrária Popular

MST comemora 38 anos em Santa Catarina

Hoje as casas, escolas e cooperativas demonstram as conquistas da luta ao longo dos anos, que se iniciou em uma noite fria na primeira ocupação no estado
Mais de 500 pessoas relembraram com alegria a primeira ocupação do MST no estado. Foto: Laisa Borowicc

Por Comunicação MST/SC
Da Página do MST

Neste 25 de maio o Movimento Sem Terra realizou grande festa de comemoração dos seus 38 anos no assentamento 25 de Maio, em Abelardo Luz, Santa Catarina.

As mais de 500 pessoas presentes na atividade transbordavam de alegria quando a mística relembrou a noite fria em que as 1.500 famílias realizaram a primeira ocupação em Santa Catarina. Hoje as casas, escolas e cooperativas demonstram as conquistas e frutos da luta realizada ao longo dos anos.

Fotos: Laisa Borowicc

Além de atividades culturais, a festa contou com o lançamento do documentário “Sementes da Resistência”, de Raiele Mazzarelli, neta de família assentada da comunidade. Com muito orgulho a comunidade assistiu sua própria fala na tela, contando sua própria história.

Dentre os diversos amigos do MST que estiveram presentes na atividade, ressoou o eco de que todos estão com o MST, defendendo a Reforma Agrária Popular e a luta por uma sociedade mais justa.

Foto: Juliana Adriano

Esta semana, além da festa, as comemorações seguem nas feiras regionais da Reforma Agrária, que acontecem em Abelardo Luz e Canoinhas. A diversidade de alimentos expressa o respeito à diversidade da vida. Além disso, em Fraiburgo as famílias também estão organizando feijoada e atividades culturais para comemorar a data.

*Editado por Solange Engelmann