Podcast

Podcast Sem Terra comemora 95 anos do Che Guevara

10º episódio do Podcast “Internacionalizemos a Luta!” vai ao ar na próxima sexta (02)

Por Wesley Lima
Da Página do MST


No mês em que comemoramos os 95 anos do lutador e revolucionário Che Guevara, o podcast do MST “Internacionalizemos a Luta!” rememora seu legado, tendo como ponto de partida, a sua contribuição nas lutas anti-imperialistas no mundo.

O programa deste mês, em seu 10º episódio, estará disponível nesta sexta-feira (2/6) nas principais plataformas de áudio. Dividido em três blocos, o podcast realiza uma viagem por diversos países, como Cuba, Zâmbia, Haiti e Venezuela.

No bloco “Para entender o hoje”, as âncoras Messilene Gorete e Carla Loop, ambas do MST, entrevistam Nivia Regina, integrante do Setor de Internacionalismo (SI) do Movimento. Diretamente de Cuba, Regina fala sobre “Che e as lutas anti-imperialistas”, abordando o seu significado na atual conjuntura.

Com “Os povos na história”, o legado do revolucionário é apresentado e no último bloco, “Lutas sem fronteiras”, o podcast vai conhecer de perto a influência da história do Che para os povos da África, Haiti e Venezuela.

Foto: Reprodução

Che Guevara é parte da história política e revolucionária de Cuba, mas também da América Latina e África. Foi um grande comandante guerrilheiro e estrategista militar. Sua participação no processo da Revolução Cubana e de outras experiências de guerrilhas, representa o princípio internacionalista de contribuir com a revolução de todos os povos.

Ele contribuiu com a luta anticolonial no Congo. Che Guevara coordenou a chamada “Rebelião Simba”, reunindo uma tropa de guerrilheiros congoleses e cerca de 100 soldados cubanos especializados. Che também participou das lutas anti-imperialistas na Bolívia, mas também pelas províncias da Argentina, Peru e Equador.

Último episódio


O episódio do início de maio, que trouxe o tema “As Feiras no Mundo”, fez parte dos preparativos da 4º Feira Nacional da Reforma Agrária, e teve como objetivo apresentar experiências de produção e comercialização de alimentos em outros países.

O programa apontou a produção de alimentos saudáveis, a agroecologia e a Reforma Agrária Popular como os caminhos para a eliminação da fome e a superação das desigualdades sociais no campo.

Escute o último episódio AQUI.

*Editado por Gustavo Marinho