Jornada de Vivências

Em Alagoas, MST realiza ato de Solidariedade #TôComMST no próximo sábado (10)

A atividade contará com participação do Comitê em Defesa da Reforma Agrária e da Democracia que foi formada no último mês de maio
Vivência no acampamento Marielle Franco. Foto: Delanisson Araujo

Por Alice Oliveira
Da Página do MST

No próximo sábado (10) o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) em Alagoas realizará o Ato Político convocado como um “Abraço ao MST e a Reforma Agrária”. A atividade acontecerá no acampamento Marielle Franco, em Atalaia, na Zona da Mata do estado.

O ato tem como objetivo convidar os parceiros e amigos do MST mostrar as experiências e iniciativas na construção da Reforma Agrária Popular em Alagoas, além de fortalecer a unidade em torno da luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Como parte da programação da Campanha #TôComMST, que mobiliza as redes e ruas em defesa do Movimento, alvo de criminalização a partir da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o ato conta em sua programação com um momento de debate sobre a atualidade da luta pela terra no Brasil e em Alagoas, seguido de uma série de atividades na comunidade.

Entre as atividades, os acampados e acampadas devem inaugurar duas novas instalações no acampamento Marielle que simbolizam o fortalecimento da luta pela terra na região: o Viveiro de Produção de Mudas da Reforma Agrária “Companheiro Izac Jackson”; e a Casa de Farinha “Farinhada de Luiz Sávio de Almeida”, organizados pela própria comunidade no último período. A programação segue com um plantio de árvores coletivo, como parte da ação do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis.

Vivência no acampamento Marielle Franco. Foto: Delanisson Araujo

“Queremos neste dia reunir amigos, amigas, apoiadores e apoiadoras da Reforma Agrária para reafirmarmos juntos e juntas que nossa luta seguirá firme e ampliando ainda mais, conquistando corações e mentes que sonham em marcha na construção de um campo possível de se viver dignamente”, sinalizou Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.

De acordo com a dirigente, a atividade está inserida em um amplo calendário do Movimento em Alagoas para receber em suas áreas de acampamento e assentamento a visita de apoiadores do MST.

“Estamos em Jornada de Vivências, um verdadeiro convite aqueles que querem conhecer melhor o Movimento para que possam fazer isso da melhor maneira: partilhando e celebrando a luta junto com a gente”, comentou.

A atividade contará com a participação do Comitê em Defesa da Reforma Agrária e da Democracia, formado por movimentos e organizações de luta por terra e Reforma Agrária, movimentos urbanos, centrais e sindicatos.

Para a participação na atividade será necessário a inscrição prévia, por meio do link:  https://forms.gle/bYuC7nZm7M2o8ChY8

Vivências em Alagoas

Ao longo do mês, em Alagoas, diversos acampamentos e assentamentos estarão também realizando atividades da Jornada de Vivências. Ainda ocorrem no estado ações de visitas em outras regiões, potencializando as articulações do Movimento do Litoral ao Sertão de Alagoas.

Confira a programação completa:

10/06 – Ato de Solidariedade #TôComMST, no Acampamento Marielle Franco – Atalaia
19/06 – Vivência no Acampamento Feliz Deserto – Joaquim Gomes
17/06 – Vivência no Acampamento Che Guevara – União dos Palmares

Link das Vivências: https://forms.gle/ifHaKZvSiddoukZY8

*Editado por Fernanda Alcântara