Semana do Meio Ambiente

Confira 5 bosques criados a partir de iniciativas do MST

Nesta Semana do Meio Ambiente, conheça bosques das cinco regiões do país
Bosque Bertolletia Mártires de Abril. Foto: Eldenilson Monteiro e Renata Aguiar

Da Página do MST

Quando o MST coloca a agroecologia na centralidade de seus projetos, várias questões são levantadas sobre como isso se configura na prática, em especial na perspectiva do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis. E entre as diversas frentes que o Plano tem para cumpriu a meta, o plantio de bosques desponta como uma importante ferramenta para a promoção da sustentabilidade e na conservação dos recursos naturais e do meio ambiente como um todo.

As criações de bosques em áreas do MST, muitas vezes por meio de mutirões, fazem parte da visão geral que o MST tem sobre o meio ambiente e têm o potencial de trazer inúmeros benefícios para os ecossistemas locais e para o planeta como um todo. Normalmente, este espaço vem acompanhado de uma homenagem a um/a lutador/a, à uma jornada de luta ou bandeira importante para o Movimento. Conheça abaixo 5 bosques criados pelo MST e entenda a importância destes locais:

1. Bosque Lindolfo Kosmaski, no Paraná

Foto: Lucas Souza e Valmir Fernandes

O Bosque da Biodiversidade Lindolfo Kosmaski está localizado na comunidade Emiliano Zapata, de Ponta Grossa (PR), e faz uma homenagem ao jovem camponês de 25 anos, assassinado no dia 1º de maio de 2021, vítima de homofobia. Araucária, canela, amora e jabuticaba são algumas das plantas que foram cultivadas como “símbolo da vida”.

2. Bosque Márcio Matos, na Bahia

Foto: Daniela Carvalho/ Coletivo de comunicação do MST na Bahia

Ás margens do rio em uma área de preservação permanente, no primeiro assentamento do MST da Bahia, o 40-45 em Alcobaça, fica o Bosque Márcio Matos. Foram plantadas 600 mudas de árvores na inauguração do bosque, que leva o nome de Márcio Matos, que simboliza a luta durante os 35 anos do MST na Bahia e a continuidade de um projeto coletivo.

3. Bosque da Juventude Oziel Alves, no Tocantins

Acampamento Clodomir de Morais. Foto: Jorge Luiz/ MST em Tocantins

No acampamento Clodomir de Morais, localizado entre os municípios de Ipueiras e Brejinho de Nazaré, no Tocantins, fica o Bosque da Juventude Oziel Alves. Oziel Alves Pereira foi um dos 21 Sem Terra mortos pela Polícia Militar na Curva do S, em Eldorado do Carajás, na tarde de 17 de abril de 1996, e também é homenageado com Acampamentos Pedagógicos e outros espaços.

4. Bosque Bertolletia Mártires de Abril, no Pará

Bosque foi inaugurado na Ilha de Cotijuba. Foto: Eldenilson Monteiro e Renata Aguiar

O Bosque Bertolletia Mártires de Abril, na Ilha de Cotijuba (PA), foi inaugurado em 2021 em memória aos 25 anos do massacre de camponeses em Eldorado dos Carajás e aos 25 anos da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque). O ato simbólico do Bosque Bertolletia Mártires de Abril é uma homenagem ao nome científico da Castanheira, também dizimada, como os Sem Terra, pelo avanço do agronegócio na Amazônia.

5. Bosque Tô Com MST, no Rio de Janeiro

Assentamento Irmã Dorothy, em Quatis (RJ). Foto: Comunicação MST-RJ

Dentre as diversas atividades da Jornada Nacional de Vivências no MST, serão plantadas no Rio de Janeiro diversas árvores para implementar Bosques #TôComMST. O objetivo é plantadar 500 mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica ainda esta semana, como no Assentamento Irmã Dorothy, em Quatis (RJ).