Comida de Verdade!

Feira do MST em Belo Horizonte leva Cozinha da Roça com o sabor da luta pela terra

4ª Feira Estadual da Reforma Agrária reúne mais de 20 pratos típicos das 9 regiões do estado de Minas Gerais
É possível provar vários pratos da culinária mineira até domingo (16), no Parque Municipal da capital mineira. Foto: Dowglas Silva

Por Mara Santos e Leonardo Koury
Da Página do MST

Uma diversidade de alimentos saudáveis, sem veneno e de várias regiões de Minas estão presentes na 4ª Feira Estadual da Reforma Agrária, com o tema “Rompendo cercas, produzindo alimentos”, e que acontece entre os dias 14 e 16 de julho, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Como prática da alimentação saudável, o MST organiza a Cozinha da Roça, espaço de preparo e partilha de uma variedade de pratos da culinária mineira.

O preparo das comidas e o caminho da “Cozinha da roça” tem o envolvimento de muitas mãos. São mais de 20 pratos típicos das diversas regiões do estado, uma articulação imaginativa entre natureza e luta pela terra, juntando campo e cidade em um entendimento profundo sobre o ato de alimentar-se e a importância da alimentação saudável na vida de todos nós.

A Feira demonstra, mais uma vez, que o ato de alimentar é político, pois permite o encontro, a convivência e articulação, a partir da culinária mineira, que possui sabores consagrados.

Foto: Anna Julia

Na culinária da Cozinha da Roça, os pratos são diversos, desde os diferentes tipos de tropeiros, moquecas, frango com quiabo, peixes, mandiocas, milhos cozidos e bolos, além da diversidade de frutas e sucos produzidos pelas famílias Sem Terra nos territórios de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária Popular.

Para tanta variedade, não poderia faltar o saboroso Café Guaií que pode ser acompanhado com o pão de queijo mais famoso do mundo ou como as tapiocas de diversos recheios.

“O ato de alimentar para nós do Movimento Sem Terra é um ato de amor, é por onde a gente alimenta a humanidade, desde os ingredientes colocados na panela, o cheiro verde, o arroz, o feijão… Tudo tem o sentido de trazer uma história de luta e resistência”, destacou Esther Hoffman, da direção estadual do MST.

“Alimentar é um ato político pois é uma escolha sobre qual projeto de campo que nós queremos, a cozinha traz essa mensagem”, sinalizou Esther.

Assim a Cozinha da Roça propicia a reflexão sobre o ato cultural de alimentar e aponta para a importância da luta pela terra, “Rompendo cercas, produzindo alimentos”.

A Feira da Reforma Agrária em Belo Horizonte funcionará durante todo o final de semana, a entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades. Participe, apoie a Reforma Agrária e faça valer a hashtag: #TôComMST!

*Editado por Solange Engelmann