Feiras do MST

MST inicia 4ª Feira da Reforma Agrária em Belo Horizonte

Atividade acontece até o próximo domingo (16) no Parque Municipal da capital mineira
Produção do MST em Minas Gerais na Feira da Reforma Agrária. Foto: Dowglas Silva MST/MG.

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Famílias acampadas e assentadas do MST em Minas Gerais iniciam nesta sexta-feira (14) a 4ª edição da Feira da Reforma Agrária em Belo Horizonte. Com entrada gratuita e aberta ao público, a Feira acontece no Parque Municipal, comercializando a produção vinda de todas as regiões do estado.

A diversidade de produtos in natura e agroindustrializados, ocupa parte do Parque no centro de Belo Horizonte, com a estimativa de reunir cerca de 50 toneladas de produção dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária.

“A Feira é um momento muito importante para dialogarmos com a sociedade e mostrar os resultados do projeto de Reforma Agrária Popular do MST”, destacou Paula Ribeiro, do Setor de Produção do MST em Minas.

De acordo com Paula, a Feira é uma demonstração de parte do que é produzido pelos camponeses e camponesas nos territórios organizados pelo MST. “Essa produção dos acampados e assentados, mostra concretamente o papel da luta pela Reforma Agrária: terras que antes eram improdutivas e foram ocupadas pelos trabalhadores rurais, hoje são responsáveis por essa grande produção de alimentos saudáveis e agroecológicos”, sinalizou.

Banca do Armazém na Feira. Foto: Dowglas Silva MST/MG.

Ainda como parte da organização dos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra a partir da produção de alimentos, o MST realiza durante a Feira uma ação de solidariedade de doação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade na capital mineira. Segundo Paula, “a partilha do alimento saudável, materializa o princípio da solidariedade, que é marca da história do MST”.

A doação deve ocorrer no domingo (16), como parte do Ato Político em Defesa da Reforma Agrária, que contará com a presença de João Pedro Stédile, da coordenação nacional do MST.

Além da comercialização dos produtos da Reforma Agrária, a Feira do MST em Belo Horizonte tem em sua programação uma vasta agenda de atividades, com debates, rodas de conversa, ato político e ações culturais, como é o caso do Festival do MST: Por Terra, Arte e Pão, que acontece no domingo (16), a partir das 14 horas.

Somente como parte do Festival, o palco da Feira da Reforma Agrária deve receber a presença da banda Pato Fu, do cantor Fernando Anitelli, além dos artistas Nádia Campos, Paulinho Santos, Sérgio Pererê, Andreia Roseno, Surubim e os Pocomã, Rodrigo Bordes, Julia Guedes, Sylvio Rosa, Tal Mãe, Tal Filha, Bloco Pisa Ligeiro e Maurício Tizumba.

Cozinha da Roça

Também como parte das atrações da Feira do MST em Minas, o Movimento organiza a Cozinha da Roça, um espaço dedicado ao preparo e comercialização de pratos típicos da culinária mineira. Servindo café da manhã, almoço e petiscos, a Cozinha reúne dezenas de pratos à disposição para o público que passará pelo Parque Municipal, como o tropeiro, moqueca, bolos etc.

A Cozinha instalada no centro da Feira da Reforma Agrária inicia suas atividades a partir do almoço desta sexta-feira (14).

*Editado por Maria Silva