Nota de Pesar

Natalina Bige de Oliveira, Presente! 

Acampada na comunidade Herdeiros da Luta de Porecatu, no Paraná, desde 2012, a Sem Terra contribuiu com o MST, na luta pela Reforma Agrária e na organização das famílias na região
Natalina Bige de Oliveira. Foto: Arquivo pessoal

Da Página do MST

Na madrugada desta segunda-feira (31), recebemos a triste notícia do falecimento da companheira Natalina Bige de Oliveira. Nascida no dia 4 de janeiro de 1965, Natalina estava acampada na comunidade Herdeiros da Luta de Porecatu, região Norte do Paraná, desde 2012. Desde então, ela contribuiu valorosamente com o MST, na luta pela Reforma Agrária e a organização das famílias naquela região. 

Integrante da coordenação estadual pela Brigada Dorcelina Folador, Natalina atuou na Frente de Massas e na direção interna da sua comunidade, estando sempre à frente nas lutas e em importantes momentos do MST. 

Registro da brigada internacionalista em Cuba. Foto: Arquivo MST-PR

Em 2018, Natalina também foi membro da Brigada Internacionalista Mariana Granjaldes, em que realizou intercâmbio em Cuba com um grupo de 11 militantes. A experiência durou 50 dias, entre os meses de outubro a dezembro daquele ano, com foco na agroecologia, cooperativismo, agricultura periurbana e biogás. Ela visitou a Universidade de Havana e Inifat, também conheceu experiências produtivas em sete províncias de Cuba. 

Natalina Bige nos deixa de forma precoce depois da luta contra um câncer. Os companheiros e companheiras do nosso Movimento relatam o legado de luta, exemplo e cuidado com a nossa organização, e os muitos momentos de sua participação efetiva em nossas atividades. 

O MST no Paraná manifesta toda solidariedade aos amigos e familiares, e reitera sentimento de profundo pesar pela perda irreparável desta companheira valorosa para todos nós, povo Sem Terra, lutadores e lutadoras da Reforma Agrária.

Natalina Bige de Oliveira, presente, presente, presente. Hoje e sempre! 

Registro da posse da direção estadual do MST em dezembro de 2017. Foto: Arquivo MST-PR