Assembleia dos Povos

Assembleia dos Povos será realizada na capital da Amazônia

Belém receberá nos próximos dias três grandes eventos internacionais: Assembleia dos Povos da Amazônia (de 04 a 09), Diálogos Amazônicos (de 04 a 06) e Cúpula da Amazônia (07 a 09)
Foto: Manoel Santos

Por Viviane Brigida
Da Página do MST

As organizações da Via Campesina, entre elas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), estarão na capital paraense na realização da Assembleia dos Povos da Terra para a Amazônia que terá a Aldeia Amazônica, seu espaço de intervenção central.

Representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil, organizações não-governamentais e demais representantes dos países amazônicos se encontrarão entre 4 e 9 de agosto em Belém do Pará. 

Antes e durante a reunião de presidentes da região amazônica, serão realizados encontros e reivindicações de povos e movimentos sociais que pretendem propor agendas e incidir nas decisões políticas sobre a Pan-Amazônia. 

A Assembleia dos Povos da Terra para a Amazônia é uma cúpula dos povos, indígenas, campesinos, ambientalistas, religiosos, representantes das periferias dos grandes centros urbanos da Amazônia, que estarão em grande encontro de reflexão, aprofundamento e tomada de decisões sobre questões socioambientais, econômicas, políticas e culturais da Amazônia, com o objetivo de estabelecer uma agenda comum dos povos para incidir na defesa da Amazônia. É um espaço organizado e apoiado por diversas organizações sociais, populares e tradicionais dos povos e comunidades em um processo de construção de um Plano de Vida para a Amazônia.

Os Diálogos Amazônicos acontecem, entre os dias 4 e 6 de agosto de 2023, no Hangar -Centro de Convenções em Belém (PA), um conjunto de iniciativas da sociedade civil organizada e o governo federal com o objetivo de pautar a formulação de novas estratégias para a região.

Com objetivo de influenciar a Cúpula dos Presidentes da Amazônia, que se realizará nos dias 8 e 9 de agosto, e acordar um processo articulado de mobilização de todos os povos da Terra para salvar a Amazônia da atividade humana e das alterações climáticas. Irá tratar de violações sistemáticas dos direitos dos povos e para promover alternativas para uma vida digna em harmonia com a natureza.

São esperados em Belém (PA) para a Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9 de agostos, os chefes de Estado dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O encontro inclui ainda os presidentes da Indonésia e alguns presidentes de países africanos, de federações que tem grandes florestas em áreas de conservação no mundo.

Os movimentos sociais entregarão documentos que apresentam uma série de propostas para que a Cúpula dos Presidentes da Amazônia adote mandatos claros e precisos e constituam a base de um roteiro de iniciativas de ação no âmbito da próxima COP28 (Dubai) este ano. Também será realizada uma marcha dos povos pelas ruas. São esperadas mais de 10 mil pessoas na capital paraense para participar dessas atividades que antecedem à COP30 a realizar-se em 2025. 

Confira a programação:

*Editado por Fernanda Alcântara