JURA

MST na Paraíba realiza I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária UFCG

Será a primeira vez a UFCG vai sediar a atividade, apresentando a discussão da Reforma Agrária rompendo os latifúndios do saber
Foto: MST na Paraíba

A Liberdade da Terra não é assunto de lavradores. A Liberdade da Terra é assunto de todos quantos se alimentam dos frutos da Terra”

Pedro Tierra

Da Página do MST

Na próxima terça-feira acontecerá a 1º Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – JURA na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A JURA é uma jornada que tem o intuito de promover a criação de espaços de diálogos entre movimentos sociais e Universidade sobre a importância da Luta Pela Terra e da Reforma Agrária Popular, assim como a defesa da produção de alimentos saudáveis. Essa jornada completa dez anos de histórias e experiências coletivas que unem os mais diversos saberes.

A I JURA da UFCG será realizada pelo MST na PB, pelo Centro de Humanidades-CH e pelo Laboratório de Estudos Rurais-LERA, conquistando um importante marco da história do MST. Será a primeira vez a UFCG vai sediar a atividade, apresentando a discussão da Reforma Agrária rompendo os latifúndios do saber. 

Para debater sobre a relação entre matriz de produção, alimentos saudáveis, agroecologia, mudanças climáticas, dentre outros, o tema escolhido foi “Reforma Agrária Popular: em defesa da natureza e de alimentos saudáveis“. 

A programação conta com Feira de produtos do MST, Rodas de conversa, Mesas redondas e, para finalizar, um Sarau Cultural, um dia repleto de diálogo e cultura em prol da Reforma Agrária. Confira a programação completa: 

Manhã:

08:30 – Café da manhã

09:00 – Mística de abertura

09:30 – Mesa: Questão Agrária e Hídrica do Semiárido Nordestino com Jonas Duarte (UFPB) e Luis Henrique (PPGCS-UFCG). Mediação por Larissa Brito (MST) e Fernanda Leal (CH).

Durante a manhã e tarde, teremos uma feira com produtos da Reforma Agrária, alimentos, livros, bonés e camisetas.

Tarde:

14:00 – Rodas de conversa

16:00 – Os desafios da Reforma Agrária no Governo Lula III com Gilmar Felipe (MST), André Ricco (Incra/Doutorando PPGCS) e Fernanda Garcia (UFCG). Mediação por Ramonildes Gomes (PPGCS-UFCG).

Noite:

Sarau Cultural da Reforma Agrária 

O evento é aberto para todos os públicos. As inscrições são gratuitas e podem ser  realizadas anteriormente pelo link – https://forms.gle/EouF2Qc8s7YkcfN89 e presencialmente a partir das 8h30, na área externa ao no Centro de Extensão José Farias Nóbrega, onde ocorrerá a abertura, no próximo dia 12. 

Também serão feitas as inscrições nos locais onde ocorrerão as demais atividades programadas.

*Editado por Fernanda Alcântara