Alimentos saudáveis

MST inicia Feira da Reforma Agrária nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro

Com comercialização de produtos até o próximo domingo (17), Feira integra o “Festival do MST: por Terra, Arte e Pão!”, em comemoração aos cinco anos do Armazém do Campo carioca
A feira integra as atividades do “Festival do MST: por Terra, Arte e Pão!”, em comemoração aos cinco anos do Armazém do Campo Rio. Foto: Priscila Ramos

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Reunindo a diversidade de produtos da Reforma Agrária Popular, o MST iniciou nesta sexta (15) a Feira da Reforma Agrária nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Como parte do “Festival do MST: por Terra, Arte e Pão!”, a Feira soma-se às atividades em comemoração aos cinco anos do Armazém do Campo Rio.

Além da produção agroecológica vinda das áreas de acampamentos e assentamentos do MST no Rio de Janeiro, a Feira recebe ainda uma representação dos frutos da luta pela terra dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

Vinda do Assentamento Antônio Farias, da região Norte do Rio de Janeiro, Adelma Góes, apresenta com orgulho a produção que está comercializando em sua banca: “aqui tem um pouco de tudo. Tem banana, abóbora, licor, laranja… Tudo sem veneno”, comentou a assentada que há 20 anos vive em área de Reforma Agrária.

Adelma já entusiasmada com as vendas, reforçou a importância da comercialização dos produtos na Feira. “É tudo de bom, a gente poder vir para a capital mostrar a nossa produção sem veneno dos assentamentos”, sinalizou enquanto vendia um dos seus licores produzidos em casa.

Foto: Priscila Ramos

Além de Adelma, vários outros assentados e acampados da Reforma Agrária estão comercializando sua produção in natura e agroindustrializadas. A Feira recebe ainda uma série de fitoterápicos e artesanatos de várias regiões, bem como a banca de livros da Editora Expressão Popular.

Nossa Feira apresenta a materialidade da luta pela Reforma Agrária: temos aqui o resultado da luta pela terra expresso nos sabores e na diversidade de alimentos produzidos nos acampamentos e assentamentos”, comentou Ruth Rodrigues, da direção do MST no Rio de Janeiro.

Seguindo a programação do “Festival do MST: por Terra, Arte e Pão!”, a Feira segue aberta nesta sexta até às 17 horas para o público e, em seguida, será fechada para as atividades que ocorrem no interior do Circo Voador.

“A comercialização de produtos da Reforma Agrária segue no sábado pela manhã, já com o funcionamento da Culinária da Terra, servindo o melhor dos pratos regionais para quem vier visitar a Feira do MST”, destacou Ruth.

Confira a programação completa desta sexta-feira (15):

Até às 17h – Feira da Reforma Agrária nos Arcos da Lapa

A partir das 17h – Programação no Circo Voador
17h às 17h50 DJ Cavalcanti e Bôta
17h50 às 19h20 Ato de Abertura do Festival
19h20 às 19h40 DJ Cavalcanti e Bôta
19h40 às 20h10 Maracatu com Baque Mulher
20h10 às 21h40 MC Leonardo
21h40 às 22h40 Jequitibá
22h40 às 23H DJ Cavalcanti e Bôta
23h às 24h00 Forró de Pife

*Editado por Solange Engelmann