Experiências Agroecológicas

Assentamento Santa Maria, no PR, compartilha experiências agroecológicas em evento

No início do ano o assentamento Santa Maria e a COPAVI celebraram seus 30 anos de luta e conquistas, o assentamento é um exemplo a ser seguido para mostrar que é possível viver da agroecologia
Foto: Dandara Sturmer.

Da Página do MST

No sábado (23), é dia de celebração e estudo no Assentamento Santa Maria, em Paranacity, no noroeste do Estado do Paraná. Neste dia serão realizadas as atividades do WorkShop “Agroecossistemas agroecológicos integrados – produção animal e vegetal no noroeste do Paraná”.

O dia será repleto de atividades, começando com o workshop/seminário às 9h que terá vivências práticas nas atividades de produção vegetal e animal agroecológicas, seguidas de uma mesa redonda sobre “Agroecologia, cooperação e agroecossistemas integrados”. Ao final das atividades práticas e teóricas haverá almoço comunitário seguido de uma ação cultural de vivência camponesa.

O workshop tem como foco reunir famílias agricultoras, técnicos (as) e consumidores interessados (as) na produção em agroecológica e orgânica como forma de manutenção de processos ecológicos e geração de emprego e renda no campo. A atividade será focada no acúmulo de práxis de um modelo de produção específico que se consolida no Assentamento Santa Maria organizados pela Associação AMATERRA.

Em 234 hectares é realizada produção animal e vegetal certificada pela Rede Ecovida de Agroecologia e a produção de cana e derivados certificada para exportação pelo IBD. Nesse território, existe a produção e agroindustrialização de leite, cultivo de aves, produção e industrialização de cana-de-açúcar, confecção de panificados e outros diversos cultivos de alimentos para autossustento e hortifruti. Em trinta anos de atividades as famílias da associação e a cooperativa desenvolveram muitas técnicas e processos que foram estabelecidos e acredita-se que este seminário permitirá a expansão destas práticas.

O evento é realizado pela Associação das Famílias do Assentamento, a AMATERRA, com apoio da Copavi e patrocínio da Itaipu Binacional, e tem a expectativa de receber cerca de 200 a 400 pessoas.

*Editado por João Carlos