Internacionalismo

Ato Político-Cultural Cuba Vive e Resiste acontece nesta sexta, em SP

Campanha para tirar Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo será lançada amanhã
Arte: Reprodução

Da Página do MST

Nesta sexta-feira (22), acontece em São Paulo o Ato Político-Cultural Cuba Vive e Resiste, que é parte de uma campanha internacional para coletar um milhão de assinaturas para pressionar o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para retirar Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo. 

Essa ação acontece na mesma semana em que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, declarou sua posição de rechaço ao embargo econômico e financeiro e a retirada de Cuba da lista dos Estados patrocinadores do terrorismo.

A atividade em São Paulo é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Movimento Brasil Popular (MPB), o Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba, entre outros. Internacionalmente, a campanha Cuba Vive e Resiste é fruto de uma articulação que envolve redes como o Foro de São Paulo, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a ALBA Movimentos e a Marcha Mundial de Mulheres, que também convocam o ato na capital paulista.

Essa é a segunda vez que Cuba é incluída nessa lista criada pelos Estados Unidos, e foi uma decisão do governo Donald Trump em janeiro de 2021. Fazer parte dessa lista significa que a economia cubana, já gravemente afetada por um bloqueio que dura mais de 60 anos, fica ainda mais prejudicada, e consequentemente, todo o povo cubano é afetado. Fazer parte dessa lista traz impedimentos para o Estado realizar transações financeiras internacionais e adquirir bens no mercado internacional, como alimentos, medicamentos e combustíveis.

Neste momento, a inclusão e a exclusão dessa lista depende apenas de uma decisão do governo Biden. “Acreditamos que a pressão internacional e conhecer a verdade sobre as consequências dessas hostilidades dos Estados Unidos são armas poderosas para tirar Cuba da lista de Estados que patrocinam o terrorismo”, afirmam os organizadores na carta da campanha, que acrescenta: “Portanto, fazemos um apelo global a organizações e líderes sociais, movimentos populares, movimentos religiosos, artistas, atletas, jornalistas, associações pela paz, em defesa dos direitos humanos e da igualdade entre os povos, para que assinem esta carta”.

Serviço

Informações sobre o Ato Político-Cultural Cuba Vive e Resiste
Dia e hora: Sexta-feira, 22 de setembro, às 18:30
Local: Galpão da Alameda Eduardo Prado n 474, Campos Elíseos, São Paulo.