Dia da Árvore

MST semeia esperança com plantios no Dia da Árvore

Na perspectiva do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, Sem Terra promovem criação de bosques e plantio de árvores nos estados; Só na Bahia, foram mais de 30 bosques criados
Foto: MST na Bahia

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

No Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promoveu ações de plantio de mudas de árvores em diversos estados do país. As atividades, que fazem parte do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, tinham como objetivo não apenas a preservação do meio ambiente, mas também o fortalecimento da agroecologia, o estímulo ao plantio de árvores e a promoção de um modelo agroalimentar sustentável.

A criação de bosques promovidos em áreas do MST tem desempenhado um papel primordial na preservação do ecossistema global. As árvores não só capturam carbono da atmosfera, contribuindo para a redução das mudanças climáticas, mas também fornecem habitat para a vida selvagem, protegem solos contra erosão e garantem a qualidade do ar e da água. Por isso, estas ações trazem uma verdadeira proteção à biodiversidade e promovem a resiliência ambiental.

Neste contexto, o Movimento Sem Terra como um todo tem reconhecido o compromisso com a justiça social, a Reforma Agrária e a agroecologia, e a partir do plantio de árvores, tem reafirmado o comprometimento com a luta pela terra para quem dela cuida. A agroecologia, como centro das ações do MST, busca integrar a ecologia à agricultura, enfatizando a harmonia com a natureza, a diversidade de cultivos e a redução do uso de agrotóxicos.

Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto. Foto: MST na Bahia

O plantio de árvores promovido pelo MST também está diretamente ligado à luta pela terra e à Reforma Agrária Popular. Ao criar bosques em assentamentos e áreas de Reforma Agrária, o MST fortalece a agroecologia e se conecta ao modelo agroalimentar possível na proposta da Reforma Agrária Popular. Além disso, essas ações adquirem um significado especial diante da comemoração de aniversário, rumo aos 40 anos do MST.

As ações do MST no Dia da Árvore ocorreram em diversos estados do Brasil. Só no estado da Bahia, por exemplo, foram iniciados quase 30 bosques. No Bosque Fábio Santos, localizado no acampamento Elza Soares, município de Jussari, acampados e acampadas plantaram 40 mudas de plantas, nativas e frutiferas, produzidas no viveiro cultivado pelo próprio acampamento em ato coletivo. Assim também foi a inauguração do Bosque da Reforma Agrária Jucelino Borges, no assentamento Limoeiro, em Igrapiúna (BA), com o plantio de 40 mudas por estudantes. 

Na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no município de Prado (BA), também foram plantadas 40 árvores nativas e frutíferas, cada muda representando os 40 anos da luta do MST no Brasil. No pré-assentamento Anita Garibaldi, pertencente à Brigada Nelson Mandela, no município de Teixeira de Freitas, foi realizado um plantio de mudas nativas e frutíferas dentro da área social do assentamento; assim como pré-assentamento Fabio Henrique, da brigada Joaquim Ribeiro, em Prado; no assentamento Irmã Dulce, localizado em Porto Seguro; e no acampamento Marcio Mattos, juntamente com a escola anexo à Oziel Alves, que realizou mutirão de plantio de 25 árvores, dentre outros espaços.

Foto: MST na Bahia

No Pará, entre os dias 18 a 21 de setembro foram realizadas atividades na Escola Carlos Marighella, do assentamento 26 de Março, em que militantes do MST do setor de produção estiveram juntamente com os educadores e educandos do ensino fundamental desenvolvendo atividades que culminaram no Dia da Árvore. Na quinta-feira (21), as atividades se dividiram entre estudo teórico sobre bioma, as condições climáticas e a importância do desenvolvimento de projetos de plantio e reflorestamento, e o plantio de mudas em área destinada ao Sistemas Agroflorestais (SAF’s), além do plantio de hortaliças no projeto de horta da escola.

O MST do Pontal do Paranapanema, em São Paulo, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente e Região (SINTRAPP) plantaram o Bosque da Reforma Agrária Popular. A atividade foi realizada em mutirão e contou com o apoio de outras organizações populares da região e com a participação das crianças de uma escola municipal de Ensino Infantil de Presidente Prudente. Foram 150 mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas na inauguração do Bosque, que está localizado na Área de Lazer do SINTRAPP.

No Paraná, foi f eito um Bosque em homenagem aos 40 anos do MST no acampamento Sebastião Camargo, localizado no Município de São Miguel do Iguaçu, e no acampamento Chico Mendes, em Matelândia. Também foram realizadas atividades em diversos espaços do MST em Alagoas. No assentamento Che, em Piranhas, Goiás, com a presença de Cleber, dos Sindicatos dos Trabalhadores de Piranhas; Gerlando, representando da CPT; Genilda, da Secretaria do Turismo; Suriane, representante de Saúde; alem de representantes da equipe do PT, do Ibama e a equipe do Instituto Espinhaço.

Essa abordagem, bem como o plantio de mudas de árvores pelo MST nesta data representa uma alternativa viável ao modelo convencional do agronegócio, que resulta na degradação do solo, no uso de agrotóxicos e o de recursos naturais. Neste Dia da Árvore, o MST, a partir do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, reafirma seu compromisso com a luta de uma sociedade mais justa e sustentável, onde a terra e a natureza são respeitadas e protegidas, juntamente com a produção de alimentos saudáveis para alimentar a população brasileira com comida de verdade.

*Editado por Solange Engelmann