CPI Contra o MST

MST realiza coletiva de imprensa sobre fim de CPI

Coletiva ocorre nesta quarta-feira (27), às 16h, no Salão Verde do Congresso Nacional, em Brasília (DF)
CPI do MST fez diligência em assentamento em Alagoas. Foto: MST em Alagoas

Da Página do MST

Nesta quarta-feira (27), às 16h, ocorrerá uma coletiva de imprensa, no Salão Verde do Congresso Nacional, em Brasília (DF); convocada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) sobre o fim da CPI contra o movimento, após mais um processo de tentativa de criminalização da luta pela terra no país.

Estarão presentes na coletiva, Ceres Hadich, da direção nacional do MST; o deputado federal Nilton Tatto (PT) e a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) – que farão um balanço sobre os trabalhos finais da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Assim como, estarão presentes outros parlamentares que apoiam o movimento.

O debate vem à tona após o encerramento da 5ª CPI que o MST é alvo. Nas últimas duas décadas, o movimento já passou por comissões no Congresso durante a CPMI da Terra, entre 2003 e 2005; a CPMI do MST, entre 2009 e 2011; a CPI Funai Incra, entre 2015 e 2016; a Funai Incra 2, de 2016 a 2017; e neste ano de 2023, mais uma vez, foi criada a CPI contra o MST.

Prestes a comemorar 40 anos de existência, o MST em conjunto com os deputados da comissão citados, convocam a imprensa para manifestar suas ponderações finais sobre o tema da CPI, frente aos incessantes obstáculos impostos pela bancada agromilitar contra a democratização do acesso à terra no Brasil.