Arte e Cultura

Acampamento “Juventude em Luta” abre inscrições para Mostra de Cinema

Cineastas e ativistas do audiovisual terão um espaço para exposição de seus trabalhos; saiba como participar
Foto: MST

Da Página do MST

Com uma programação plural, dinâmica e repleta de debates sobre os desafios e perspectivas das lutas da juventude do campo, das florestas e das águas na atualidade, o Acampamento Nacional “Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular” realizará uma Mostra de Cinema, nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, e abre inscrições para que cineastas e ativistas do audiovisual possam exibir seus filmes.

A ideia é que o espaço possa promover o audiovisual e abrir para discussão os principais temas abordados em cada produção. Segundo a coordenação política do evento, a Mostra será mais um espaço de formação para juventude, por agregar novos elementos e linguagens na construção dos diversos temas que estruturam os debates no Acampamento. 

As inscrições são limitadas e os interessados podem enviar suas produções por e-mail para: [email protected], com o link de acesso do filme, equipe que participou da produção, sinopse e um cartaz de divulgação do filme.

Foto: Reprodução

A equipe da Mostra sinaliza, que o espaço pretende garantir o protagonismo do sujeito coletivo, a partir do processo de organização de uma equipe participativa, envolvida em todo o processo, e que possibilite criar novos olhares sobre as narrativas do cinema convencional.

Existe uma preocupação da equipe da Mostra de garantir um discurso fílmico que dialogue com os temas centrais aos movimentos sociais que atuam na luta por direitos, trazendo a juventude como protagonista nessa reflexão coletiva que o cinema possibilita enquanto espaço de construção de discurso e representação do tempo histórico, possibilitando explorar as contradições sociais e denunciando as desigualdades e a promoção dos direitos humanos. 

Serviço:

Mostra de Cinema “Juventude em Luta”
Quando? 14, 15 e 16 de outubro de 2023
Onde? Ginásio Nilson Nelson – Brasília
Como se inscrever? Envie seu filme para [email protected]

*Editado por Solange Engelmann