Infância Sem Terra

Edição 2023 da Revista Sem Terrinha celebra os 40 anos do MST

O tema da revista acompanha a realização da Jornada Nacional Sem Terrinha, que mobiliza centenas de crianças em todo o país
Foto: Arquivo MST

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Em comemoração ao marco histórico que é completar 40 anos de existência, com muitas lutas e conquistas, o MST celebra esse feito com as crianças a partir da edição anual da Revista Sem Terrinha. 

A edição deste ano conta a história do Movimento Sem Terra de uma forma muito especial, com ilustrações e fotografias voltado à infância Sem Terra. Todo o processo de organização, desde as primeiras lutas do Movimento é relatado para que as crianças possam realizar uma verdadeira imersão na construção do MST.

O tema da revista acompanha a realização da Jornada Nacional das Crianças Sem Terrinha deste ano, que mobiliza centenas de crianças dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária em todo o país, entre os dias 9 e 14 de outubro.

Com o lema “Sem Terrinha em luta: viva os 40 anos do MST!”, estão previstas ações de solidariedade, plantio de árvores, além de encontros regionais e estaduais que irão reunir as crianças Sem Terrinha nas celebrações de quatro décadas que o MST completará em 2024, e a Revista Sem Terrinha será mais um instrumento de fomento à organização das crianças. 

Assim como nas edições anteriores, a criançada terá um espaço exclusivo para brincar e aprender, através de jogos educativos, e são provocadas a seguir pesquisando sobre a história da sua comunidade e do Movimento em seu município, região e estado.

A Revista é uma construção coletiva do Setor de Educação do MST, em parceria com o Setor de Comunicação e de Internacionalismo. A diagramação e a ilustração foram realizadas pelo designer e amigo do Movimento Felipe Trigueiro.

Confira a revista na íntegra:

*Editado por Solange Engelmann