Nota de Repúdio

MST na Bahia desmente falsas acusações de ações realizadas por famílias Sem Terra

Confira nota de repúdio do MST na Bahia se manifesta sobre falsas acusações queimadas que teriam sido provocadas por famílias Sem Terra no estado
Foto: Reprodução

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, na Regional Norte da Bahia, vem a público manifestar repúdio acerca de falsas insinuações, sugerindo que as Famílias Sem Terra que vivem nos acampamentos Francisco da Silva e Renascer, ambas localizadas no município de Casa Nova/BA, estariam por trás das queimadas na área de reserva legal ao longo da BR 235 que fica a cerca de 4 quilômetros de distância do acampamento.

Foto: Reprodução

Acontece que na noite desta última quinta-feira (05), ocorreu um incêndio na área de preservação do Projeto do Perímetro Irrigado Nilo Coelho e as famílias acampadas afirmam que não tem relação nenhuma com tais crimes ambientais.

A intenção com essas afirmações é desviar o foco da pauta principal que é resolver o assentamento das famílias que esperam há mais de 15 anos pela tratativa do acordo junto ao Governo Federal e a CODEVASF.

Importante frisar que os responsáveis pelas queimadas desenfreadas são os ruralistas, que destroem a qualidade do ar, do solo e da água em nossa região e que perseguem os trabalhadores e trabalhadoras que lutam pela terra e principalmente ao acesso a água, que antes era de uso exclusivo do agronegócio na região.

O MST reafirma seu compromisso na luta de quase 40 anos pela terra, pela biodiversidade e pela Reforma Agrária. E assume o compromisso de, desde 2020, plantar 10 milhões de árvores em toda Bahia, cuidando e preservando a natureza, a caatinga e sua diversidade.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na Bahia

10 de outubro de 2023