Jornada de Lutas

Jornada por Terra e Comida de Verdade para o Povo tem ações em Pernambuco

Jornada de Lutas do MST em Pernambuco mostra luta por Reforma Agrária e Alimentação Saudável
Manifestação no INCRA. Foto: MST em Pernambuco

Por Francisco Terto
Da Página do MST

Este Dia Internacional da Soberania Alimentar marca o início da Jornada de Lutas “Por Terra e Comida de Verdade para o Povo”, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em diversos estados do país. Em Pernambuco, o Movimento está realizando pelo menos duas grandes mobilizações em todo o estado, com o objetivo de expressar a urgência de uma Reforma Agrária que garanta comida de qualidade no prato do povo.

Cerca de 300 Sem Terra estão realizando um protesto na Unidade Avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Petrolina. Eles denunciam o atraso na implementação de acordos, em particular no que diz respeito aos pontos de vistoria e à recriação da Superintendência do Incra de Petrolina. Negociações que ocorreram ao longo do ano até o momento não apresentaram avanços substanciais, e os Sem Terra estão determinados a garantir que suas demandas sejam atendidas.

Já na sede do Incra Regional de Recife, aproximadamente 500 Sem Terra estão pressionando o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo para a criação de novos assentamentos, garantindo a meta atribuída de recursos para a regularização da Relação de Beneficiários e a contratação dos cursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Além disso, estão buscando alocar recursos substanciais para a produção dos assentamentos, assim como a desburocratização dos cursos oferecidos pelo Pronera.

Segundo o MST em Pernambuco, as reivindicações giram em torno de 7 pontos centrais:

 1. Garantir recursos e desburocratização dos 13 cursos via Pronera apresentados ao Incra/MDA pelo o MST 

2. Recriar o Incra de Petrolina

 3. Garantir recursos para desapropriação, áreas prioritárias foram apresentadas para o governo já Abril 

4. Recursos para todo os processos de vistorias apresentada pelo MST em Abril/agosto

 5. Garantir orçamento para linha de créditos da reforma agrária de forma contundente para produção dos assentamentos.

 6. Criação de novos assentamentos 

 7. Regularização de Registro das famílias assentadas

Esta Jornada de Lutas do MST em Pernambuco está centrada em garantir a efetivação da Reforma Agrária, visando uma distribuição justa de terras e recursos, e o fornecimento de comida de qualidade para as comunidades rurais. Este movimento destaca a determinação e a perseverança do MST em sua busca por justiça e igualdade no campo.

*Editada por Fernanda Alcântara