Ato Público

MST no Pará realiza ato político no Incra, em Marabá

Ação teve a participação de 300 trabalhadores/as e faz parte da Jornada Nacional "por Terra e Comida de Verdade para o Povo"
Foto: MST PA

Por Viviane Brigida
Da Página do MST

Nesta segunda-feira (16/10), o MST realizou ato político, em mobilização no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA SR-27) em Marabá, sudeste do Pará.

A ação faz parte da Jornada Nacional “Por Terra e Comida de Verdade para o Povo” e demarca o Dia Internacional da Soberania Alimentar. Com a participação de 300 trabalhadores e trabalhadoras, o MST realizou audiência apresentando ao órgão sua pauta com as principais demandas para áreas de assentamentos e acampamentos.

“Precisamos de medidas urgentes para reforma agrária na região, precisamos de soluções para atender as demandas imediatas e pendências no Incra, na questão estrutural do órgão para garantir as demandas das famílias, pois estamos há quatro anos na espera de recursos e se não houver soluções imediatas, haverá um caos público por falta de políticas públicas”, disse a coordenação do movimento.

Demandas de investimento em políticas públicas para a produção de alimentos saudáveis, mais créditos e compra de alimentos da agricultura familiar que fortaleça o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além dos cadastros de famílias para Reforma Agrária. A pauta também cobra mais investimento para o Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera).

Foto: MST PA

O movimento afirma que nos últimos quatro anos houve um abandono e sucateamento da autarquia federal, a reforma agrária não foi prioridade, e a fome e a miséria aumentaram. A Jornada de Lutas do MST “Por Terra e Comida de Verdade para o Povo”, acontece em todo o país, com diversas atividades , relembrando o Internacional da Soberania Alimentar, com a doação de alimentos, audiências nos Incras, banquetaços, etc.

No Pará, a audiência do MST no Incra SR27, em Marabá contou com a presença do Superintendente Reginaldo Rocha. As demandas foram entregues destacando a reivindicação da aquisição de terra para novos assentamentos e programas estruturas de Reforma Agrária para fortalecer o campo. De imediato, o superintendente regional anunciou que serão encaminhadas o cadastro das famílias, iniciando pelo acampamento Dalcídio Jurandir, em Eldorado do Carajás, na próxima segunda-feira (23), além da visita do presidente nacional do Incra, Cesár Aldrighi, em Marabá, no dia 27 de outubro.

“Vocês sabem que o MST é o maior produtor orgânico do país, e a gente quer dar continuidade para evitar a fome de 33 milhões de brasileiros, a gente tá aqui pra isso, atrás de terra pra produzir alimentos saudáveis, sem prejudicar a natureza. Essa é a nossa luta, essa é a nossa bandeira e o nosso caminho!” declarou seu Antônio Gomes da Silva, 74 anos, do município de Parauapebas.

*Editado por Solange Engelmann