Brigada Oziel Alves

Brigada Nacional Oziel Alves inaugura nova turma na Região Amazônica

A turma é composta por indígenas, wapichana, macuxi, pessoas trans, venezuelanos e guianenses
Foto: MST

Da Página do MST

O MST em Roraima realizou, entre os dias 20 e 29 de setembro, a primeira etapa da turma da Brigada Oziel Alves no estado. A turma foi composta por um conjunto de identidades políticas, fruto do processo de organização territorial no estado, é formada por indígenas, wapichana, macuxi, venezuelanos e guianenses. As atividades de formação aconteceram no Sítio Água Boa, em Boa Vista. 

Durante os dias de formação houveram muitos momentos de estudo sobre a conjuntura política brasileira, em que os presentes experimentaram processos de construção da mística como um valor indispensável para luta na atualidade, além de discutirem um conjunto de temas que estão na ordem do dia, como o combate a violência, a história sobre a construção das lutas no estado, assim como os seus desafios e perspectivas, a partir da realidade local. 

Foto: MST

A turma conseguiu desenvolver também processos de intercâmbio, através de um encontro com a juventude de outros movimentos e organizações populares no estado. Esse momento de troca possibilitou um olhar mais amplo sobre as lutas da classe trabalhadora, conectando um conjunto de temas vinculados à pauta da juventude e dos povos do campo, das águas e das florestas. 

Além disso, a turma realizou atividades culturais e homenagearam lutadores nacionais, como Che Guevara e Oziel Alves, e locais, como Tuxawa Severino.

A Coordenação Política Pedagógica (CPP) avalia que os trabalhos de formação no estado precisam ser ampliados e que essa primeira experiência de formação desenvolvida a partir da Brigada Nacional provoca a construção de um novo momento na formação política. A CPP explica que essa etapa se encerra com novas dúvidas, novas inquietudes, novas reflexões, diferentes daquelas que foram apresentadas no início das atividades formativas. 

Nesse sentido, é importante que os educandos levem para os seus territórios, os assentamentos e acampamentos, o ideal de lutar pela Reforma Agrária Popular neste país.

Foto: MST

Sobre a Brigada Nacional

A Brigada Nacional reúne 700 jovens militantes Sem Terra, organizados em seis brigadas em todo o país. Esta é a 7º turma, divididas por Regiões e será realizada em quatro etapas de dez dias cada, até 2024, se encerrando com o ato de formatura que acontecerá no 7º Congresso do MST. O curso funciona a partir da pedagogia da alternância, com tempo escola e tempo comunidade.

*Editado por Fernanda Alcântara