Violência

Polícia Militar ataca assentamento de Guarapuava (PR), prende camponeses e comete abusos

O aparato policial chegou no local por volta das 6h da manhã, cercou o centro comunitário do assentamento, às margens da PR 170 e impediu o deslocamento das pessoas
Foto: Acervo MST

Da Página do MST

Na manhã desta sexta-feira (20), camponesas e camponeses da região de Guarapuava, no estado Paraná sofreram um ataque violento por uma operação envolvendo cerca de 100 policiais militares, no assentamento Nova Geração. Onze camponeses foram levados para a delegacia da cidade, apesar de haver formalmente apenas dois mandados de prisão, busca e apreensão. 

O aparato policial chegou ao local por volta das 6h da manhã, e cercou o centro comunitário do assentamento, localizado na entrada da comunidade, às margens da PR 170. Aproximadamente 100 camponeses e camponesas estavam alojados ali desde o dia 18, participando de mobilizações pela regularização fundiária na região e aguardavam para participar de uma audiência com órgãos públicos, marcada para a tarde desta sexta. Os agricultores são de 14 comunidades rurais da região, entre acampamentos da Reforma Agrária e de posseiros. 

Além de impedir a comunicação e o deslocamento das pessoas alojadas no espaço, todos os demais moradores da comunidade foram impedidos de entrar ou sair do local. Assentados que trabalham em empresas da região relatam que tiveram pneus de veículos furados e não puderam sair para o trabalho. Somente por volta das 10h é que a entrada e saída foram liberadas. 

Policiais Militares invadiram casas de famílias assentadas, sem apresentar mandado judicial. Há vários relatos de danos às casas, extravio de documentos e roupas, e apreensão de instrumentos de trabalho como enxadas, facões e foices. Uma das vítimas da ação foi dona Lourdes, de 76 anos, moradora do assentamento:  

Eu só trabalho, não faço mal pra ninguém, e olha o que eles fizeram, e ainda me xingaram, xingaram meu filho, levaram minhas ferramentas que eu trabalho. Reviraram tudo, jogaram tudo que é coisa, arrancaram porta. Levaram todas as minhas ferramentas que eu trabalho, machado, foice, facão que eu cortava trato para a criação […]. Tudo que acharam levaram, levaram tudo”, relatou a assentada. 

Confira depoimento de vídeo da assentada AQUI

A ação ocorrida na manhã de hoje ganhou caráter desproporcional pelo uso da tática de “congelamento da área”, método muito utilizado pelas forças policiais durante o governo de Jaime Lerner, marcado na história como o mais violento contra o povo camponês do estado. Também teve caráter desmedido por já ter havido acordo, no início da tarde desta quinta-feira (19), com agendamento da reunião de negociação na tarde de sexta-feira, com representantes da Ouvidoria Agrária Nacional, da Ouvidoria Agrária estadual e do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) do Tribunal de Justiça do Paraná. 

Contexto

A violência ocorreu no contexto em que mais de 300 camponesas e camponeses Sem Terra se mobilizam no local desde a tarde do dia 18 e na manhã do dia 19, para cobrar uma resposta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA-PR) sobre a regularização fundiária de 14 comunidades.

As comunidades estão localizadas nos municípios de Inácio Martins, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Guarapuava, em 75 mil hectares de terras griladas por grandes proprietários. Cerca de 2 mil famílias camponesas vivem nas comunidades, algumas há mais de 30 anos, à espera da formalização dos assentamentos.

Trancamentos parciais da PR 170, localizada em frente à entrada do assentamento, foram realizados neste período de mobilização, com liberação do tráfego a cada 30 minutos e abertura imediata para ambulâncias e serviços de saúde em geral. Por volta das 10h30 da manhã desta quinta-feira, após diálogo com o Incra e a Polícia Rodoviária Estadual, a via foi totalmente liberada.

Reafirmamos que a luta central do MST é pelo direto à terra e pela efetivação da Reforma Agrária, em especial para famílias camponesas acampadas, algumas há 30 anos na espera da regularização de suas comunidades. Acreditamos que as negociações desta tarde possam resultar na efetivação da Reforma Agrária na região.  

20 de outubro de 2023

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Paraná