Internacionalismo

“Internacionalizemos a Luta” traz reflexão: Palestina Vive, Resiste e Será Livre!

Novo episódio do Podcast traz raízes do conflito e reflexões sobre como contribuir para a solidariedade internacional. Não perca!

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

O tema do próximo episódio do podcast Internacionalizemos a Luta!, a ser lançado na próxima sexta (03/11), não poderia ser mais urgente e relevante: “Palestina Vive, Resiste e Será Livre!”. Neste episódio, você poderá embarcar em uma viagem à Palestina, para entender a raiz do conflito que se arrasta há décadas, e que se agravou nas últimas semanas com os ataques brutais do Estado de Israel contra a população civil de Gaza.

Nesta incursão à Palestina, o podcast traz este mês raízes profundas do conflito, com o propósito de promover a solidariedade internacional. O programa é organizado em 3 blocos fixos: “Para entender o hoje”, que apresenta fatos importantes sobre a geopolítica mundial, a partir de uma perspectiva histórica; “Os Povos na História”, com informações sobre a luta histórica dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo; e “Luta sem Fronteiras”, com a conexão entre o Brasil e os povos do mundo.

A primeira parte do podcast conta com uma entrevista especial com Arlene Clemesh, Professora Dra. de História e Estudos Árabes da Universidade de São Paulo (USP), que traz perspectivas sobre a questão para aqueles que ainda têm dúvidas sobre a crise humanitária em Gaza, que é um dos territórios mais densamente povoados do mundo, e que está sob um bloqueio econômico e militar imposto por Israel há mais de uma década.

Na segunda parte, “Luta sem Fronteiras”, o podcast abordará a questão sobre como Israel tem imposto um apartheid contra os palestinos, e relembra a história da resistência palestina, que não se rende diante da opressão, e que conta com o apoio de milhões de pessoas pelo mundo, que se solidarizam com a sua luta pela liberdade e pela autodeterminação.

Brigada Ghassan Kanafani, na Palestina. Foto: Acervo MST

Em um cenário onde a guerra de narrativas sobre o conflito é intensa, saiba também como se proteger contra notícias falsas que se propagam nas redes sociais. Além disso, este episódio é uma forma de combater a guerra de narrativas que existe sobre o conflito hoje. Nas últimas semanas, tem se intensificado o discurso parcial e tendencioso, que favorece os interesses de Israel e dos Estados Unidos, e que criminaliza a resistência palestina.

O terceiro bloco, “Luta sem Fronteiras”, parte da reflexão deste momento crítico, em que é fundamental compreender os princípios de dignidade e, principalmente, fortalecer a solidariedade internacional. Na última segunda-feira (30/10), o MST em colaboração com o Governo Federal doou 2 toneladas de alimentos à população na zona de conflito e planeja doar mais 100 toneladas nos próximos meses.

Na região centro do Paraná, a mobilização das crianças Sem Terrinha fez ato em solidariedade às crianças palestinas. Foto: Jaine Amorin / MST-PR 

Mais de metade das vítimas em Gaza são crianças e mulheres, e é para essa sociedade que o MST está enviando sua ajuda. Segundo os dados divulgados pelos governos e demais autoridades locais, nas últimas duas semanas, o número de mortos em decorrência dos conflitos passa dos 9,7 milhões, sendo mais da metade de crianças e mulheres. Por isso, o MST une-se ao movimento global que pede o cessar-fogo, e indica que caminhos você pode contribuir e na cobrança de posicionamento do governo brasileiro e da ONU.

Sobre o Podcast

O podcast “Internacionalizemos a Luta” propõe aprendizado e conscientização sobre as lutas dos povos oprimidos pelo mundo. Uma vez por mês um novo episódio do Podcast vai ao ar, sempre na primeira sexta de cada mês, discursando histórias, análises e perspectivas de quem está na linha de frente da resistência e da solidariedade internacional. O podcast é uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que há quase 40 anos luta pela reforma agrária e pela soberania popular no Brasil. O MST também tem uma forte atuação internacional, apoiando as causas dos povos que sofrem com o imperialismo, o colonialismo e o racismo.

Serviço

Podcast “Internacionalizemos a Luta: Palestina Vive, Resiste e Será Livre!!”.

Data: Sexta-feira (3/11), a partir das 17h30

Local: Nas plataformas de áudios

*Editado por João Carlos