Alagoas

Justiça interdita espaço de acampamento Sem Terra em União dos Palmares (AL)

Representantes da administração do Grupo João Lyra e Polícia Militar fecham galpão no acampamento Che Guevara em União dos Palmares (AL)
Foto: MST em AL

Da Página do MST

Nesta quinta-feira (09) representante da administração da Massa Falida do Grupo João Lyra, acompanhado da Polícia Militar, esteve no Acampamento Che Guevara, em União dos Palmares (AL), para colocar cadeados em um galpão vazio que é utilizado pelas famílias para reuniões, cursos e atividades da comunidade, cumprindo decisão judicial.

De acordo com a coordenação do MST, a ação sob ordem dos juízes responsáveis pela Massa Falida a pedido da administração da Massa Falida, é mais um passo de ameaça aos acampados e acampadas, para intimidar as famílias a deixarem a área.

“Essa não é a primeira vez que somos ameaçados aqui”, destacou a coordenação do Acampamento Che Guevara. “Não querem aceitar que o espaço que antes era apenas solo de exploração pela cana-de-açúcar, hoje seja terra de produção de alimentos e busca de vida digna para centenas de famílias”.

A ação de fechamento do Galpão foi realizada sob protesto das famílias do acampamento Che Guevara e de outros acampamentos da Massa Falida.

O espaço interditado servia de local para atividades coletivas, encontros e organização da comunidade que vive na área da Usina há anos.

Na ocasião centenas de trabalhadores e trabalhadoras, do MST e de outras organizações que estiveram juntas nesta manhã (FNL, MTL, CPT, MLT, MLST e Terra Livre), cobraram o cumprimento do acordo realizado em 2015, quando da ocupação das três Usinas do Grupo – Laginha, Uruba e Guaxuma.

O acordo à época feito com representações do Tribunal de Justiça de Alagoas e do Governo do Estado de Alagoas e os Movimentos Sociais de Luta pela Terra era que a Usina Uruba seria desocupado em 90 dias e que se faria ao certo de contas com dividas que o grupo tem com o estado de Alagoas e então as terras da Usina Laginha e mais cerca de 1500 a 1800 hectares de terras da Usina Guaxuma seriam destinados para a Reforma Agrária.

O acordo foi cumprido pelos Movimentos Sociais que em menos de 90 dias desocuparam as terras da Usina Uruba, mas passado 8 anos continuam aguardando que a Justiça e o governo do estado resolvam a situação das famílias.

Entenda o caso

João Lyra, ex-Deputado Federal (PSD), teve sua falência decretada há mais de 10 anos, devendo cerca de R$ 2,1 bilhões a credores, governo federal e estadual e a ex-funcionários. O empresário, que já foi considerado um dos deputados federais mais ricos do país, comandava um conjunto de cinco usinas de cana-de-açúcar em Alagoas e Minas Gerais. Atualmente, João Lyra conta com 276 ações judiciais, a maior parte como ação trabalhista.

*Editado por Fernanda Alcântara