Agroecologia

MST irá realizar o Encontro Sudeste de Agroecologia em Maricá, no Rio de Janeiro

O Encontro reunirá a militância Sem Terra da região Sudeste do Brasil para debater a agroecologia a partir da troca de saberes
Foto: MST

Da Página do MST

Entre os dias 17 e 19 de novembro acontecerá o Encontro Sudeste de Agroecologia na cidade de Maricá – RJ, local onde se tem avançado no debate da agroecologia a partir de uma experiência concreta de parceria entre cooperativas do MST e a prefeitura municipal. O objetivo perpassa pela sistematização das experiências na Região Sudeste, mas também a formação, animação e mobilização das promotoras e dos promotores da agroecologia, promovendo um espaço de diálogo das práticas agroecológicas, Soberania Alimentar e projetar as ações do Setor de Produção, Comercialização e Meio Ambiente do MST na região Sudeste.

A expectativa é reunir cerca de 150 militantes sem terra dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que atuam nas tarefas de produção, comercialização, coordenação das cadeias produtivas, técnicos e técnicas em agroecologia e militantes que estão contribuindo no desenvolvimento das atividades ligadas ao Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis. Também será um momento de homenagem à Neusa Paviato, mulher sem terra e geógrafa que ajudou a impulsionar os debates sobre agroecologia no estado da região. 

Para Bruno Diogo, da direção nacional do MST em Minas Gerais, e da coordenação do setor de produção na região Sudeste, “esse Encontro vem sendo construído há algum tempo, alguns anos antes mesmo da pandemia. Ele busca abordar e sistematizar as experiências de agroecologia que temos desenvolvido nos territórios da Reforma Agrária desses estados da Sudeste”

A expectativa é que sejam socializadas mais de 30 experiências dos quatro estados, que a gente vai poder de alguma forma conversar sobre elas, aprender, trocar essas experiências. Vamos ter a oportunidade de debater esse tema a partir das práticas concretas, por isso entendemos que ele é central no avanço da construção da agroecologia avançando na formulação do nosso projeto de Reforma Agrária Popular” 

Bruno Diogo, da Direção Nacional do MST

A programação do Encontro deverá aliar visitas de campo em experiências que estão sendo desenvolvidas em Maricá, além de mesas de debate com temas como o papel da agroecologia na construção da Reforma Agrária Popular, Sistemas Agroflorestais e vida e saúde do solo.

“Nós vamos fazer essa imersão de três dias para discutir políticas públicas para agroecologia e como avançar nos processos de transição agroecológica nos nossos territórios, também como fortalecer as articulações políticas com os municípios que estão mais próximos da gente. E também queremos avançar no desenvolvimento da agroecologia enquanto processos de comercialização, né? O objetivo é esse, é que o Encontro sirva para debater a agroecologia e a Reforma Agrária como um instrumento de combate à fome e à desigualdade no Brasil”, destaca Ero Silva, da Direção Nacional do MST no Rio de Janeiro.

O evento ainda irá potencializar a mística e a preparação política da militância do MST da região Sudeste para o O XII CBA, que também acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de novembro, com expectativa é reunir cerca de de 5.000 participantes entre estudantes, pesquisadores(as), extensionistas, técnicos(as), agricultores(as) e outros sujeitos ligados ao tema da agroecologia.

*Editado por Fernanda Alcântara