Meio Ambiente

MST realiza mutirão de plantio de árvores em parque de Rondonópolis (MT)

Atividade deste sábado (11), acontece em parceria entre o MST, a Prefeitura Municipal e o Movimento 13 de Outubro
Foto: MST na Bahia

Da Página do MST

Neste sábado (11), acontece o mutirão de plantio de árvores nativas e frutíferas no futuro parque Dandara dos Palmares, em Rondonópolis, Mato Grosso. A atividade terá início, à partir das 7h, com concentração no Bairro Jardim Primavera, em frente ao Assaí Atacadista da Av. Bandeirantes, com café da manhã.

O mutirão é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o MST, articulado ao Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis e o Movimento 13 de Outubro.

A parceria para o mutirão nasceu em uma audiência do MST com o Prefeito Zé Carlos do Pátio e sua equipe no dia 29/09 deste ano, reafirmando o compromisso do prefeito e do MST com o cuidado e a recuperação do meio ambiente frente à crise climática resultante desse modelo de produção e consumo que destrói a natureza e ao seres humanos.

Em 2020, o MST lançou o Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis com objetivo de plantar 100 milhões de árvores em dez anos, nas áreas de assentamentos, acampamentos, praças, avenidas e nas cidades, em parcerias com instituições públicas, entidades e movimentos organizados. Buscando fortalecer a produção de alimentos saudáveis e denunciar o modelo destrutivo do agronegócio e seus impactos ao meio ambiente.

O Plano é um espaço de articulação, formação, organização política e de amplo debate, reafirmando:

  • A importância da Reforma Agrária Popular e a defesa dos seus territórios e da agricultura familiar camponesa;
  • A Soberania Alimentar como uma mudança radical na produção e distribuição de alimentos saudáveis, especialmente para populações mais vulneráveis;
  • A Agroecologia, que é baseada na sociobiodiversidade, na economia solidária e no respeito ao conhecimento tradicional e às culturas locais/regionais;
  • E o cuidado dos bens comuns, como a água, os minérios, a terra e a biodiversidade, que são bens naturais finitos e, por isso, comuns a todos os seres humanos.

Plantar árvores e produzir alimentos saudáveis são ações desenvolvidas pelo MST historicamente em todo o país há quase 40 anos. Nesse sentido, as famílias do MST no MST, acreditam que avançar na execução do plano e na construção de parcerias como essa representa uma grande contribuição à sociedade e aos biomas brasileiros.

A vida do planeta depende das árvores para seguir em frente. Elas recolhem o gás carbônico que expelimos diariamente e nos dão o oxigênio de presente. Além do mais refrescam o ambiente, inibem as erosões, curam doenças, cuidam da água e oferecem frutos e sementes.

Se a terra aquecer dois graus centígrados, as águas do mar afogarão 75% da população mundial. Precisamos cuidar dos bens comuns que ainda restam e plantar muito mais árvores! Estamos comprometidos com a campanha de Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis!

*Editado por Solange Engelmann