Comida de Verdade!

MST realiza Feira para celebrar a Reforma Agrária em Chapecó (SC)

Com produtos de toda a região, a feira destaca a produção camponesa de assentamentos, acampamentos, agricultura familiar, aldeias indígenas e da economia solidária local
Feira Regional da Reforma Agrária, em Chapecó/SC. Foto: Juliana Adriano

Por Coletivo de Comunicação SC
Da Página do MST

No último final de semana, dias 11 e 12 de novembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promoveu a Feira da Reforma Agrária no assentamento Dom José Gomes, em Chapecó, Santa Catarina. A feira reúne produtos de toda a região Oeste catarinense para comercializar com a sociedade, os produtos são fruto do cultivo e trabalho das famílias assentadas, acampadas, agricultores familiares e indígenas.

O evento ocorreu em conjunto com as festividades do 15º aniversário do assentamento Dom José Gomes, destacando o comprometimento do MST com a produção de alimentos saudáveis.

Álvaro Santin, da direção estadual do MST em SC, comenta sobre a intencionalidade da feira e seu papel para as famílias Sem Terra e a comunidade local. “A feira tem grande importância, no que diz respeito ao contato direto de quem conquistou a terra com quem consome os frutos dessa produção e compartilha da luta por Reforma Agrária Popular.”

Álvaro Santin, dirigente estadual do MST em SC. Foto: Juliana Adriano

O foco da feira esteve em potencializar o acesso à alimentação saudável e reafirmar que a Reforma Agrária é urgente e necessária. Com stands apresentando produtos in natura, minimamente processados, industrializados, venda de ervas medicinais, sementes, panificados e artesanatos indígenas. Estima-se que mais de 500 pessoas passaram pela feira nos dois dias de evento.

Foto: Juliana Adriano
Foto: Janaina dos Santos
Stand da Juventude durante a Feira Regional da Reforma Agrária Chapecó/SC. Foto: Juliana Adriano

Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis

A programação da feira contou com seminário de formação e atividade político-cultural. O debate girou em torno da questão ambiental e da Reforma Agrária Popular, como marco do compromisso foram doadas cerca de 100 mudas de árvores, como parte das atividades do Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis.

Foto: Janaina dos Santos
Seminário de formação Feira Regional da Reforma Agrária Chapecó/SC. Foto: Juliana Adriano

Para além da comercialização, a feira regional também abordou a perspectiva do momento político e social do país, especialmente a denúncia contra a fome, causada principalmente pelo avanço do modelo do agronegócio, que exclui camponeses, concentra a terra e destrói a natureza.

A feira regional da Reforma Agrária Chapecó/SC dá continuidade a uma agenda de feiras que acontecem em nível estadual, em várias regiões do estado. A feira foi realizada em parceria com a Cooperativa Central de Reforma Agrária de Santa Catarina (CCA/SC) e o governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Reforma Agrária é comida no prato! Viva o MST!

*Editado por Solange Engelmann