Educação do Campo

VIII Encontro dos Educadores/as da Reforma Agrária reúne mais de 400 pessoas no PR

Evento ocorre entre os dias 15 e 18 de novembro, e comemora os 20 anos das Escolas Itinerantes do Paraná

Encontro ocorre na Unioeste até o próximo sábado (18).

Por Ednubia Ghisi
Da Página do MST
Fotos: Juliana Barbosa

A noite da última quarta-feira (15) foi de muita mística e emoção na abertura do VIII Encontro Estadual dos Educadores e Educadoras da Reforma Agrária do Paraná, que celebrou os 20 anos das Escolas Itinerantes no estado. Mais de 400 pessoas lotaram o anfiteatro Arnaldo Busato, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, que recebe o evento até sábado (18).

A atividade começou com um delicioso café da Reforma Agrária e seguiu com ato oficial de abertura, com presença de autoridades e representantes de diversos segmentos e órgãos. Na plateia, crianças e adultos de todas as regiões do Paraná, de acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de dezenas de escolas e colégios do campo, além de estudantes, professores e militantes. 

O simbolismo do encontro ganhou vida já na mística de abertura, que envolveu crianças, adolescentes, professoras/es e militantes do MST de escolas do campo de Cascavel. Enquanto um coral infantil gritava “queremos educação, queremos escola”, um pequeno barraco de lona ia se formando no palco, por mãos que representavam a comunidade escolar. Aquela estrutura tão conhecida na luta pela Reforma Agrária se converteu em uma Escola Itinerante, e de onde saíram adolescentes e jovens com placas representando as diversas profissões alcançadas pelos educandos Sem Terra.  

Quem representou a direção nacional do MST na abertura do encontro foi Valter de Jesus Leite, um dos mais 23 mil educandos formados pelas escolas itinerantes do Paraná, e egresso da primeira turma do curso de Pedagogia do Campo da Unioeste, iniciada em 2004. Ele frisou a relevância deste oitavo encontro. “Estamos nos recuperando de um ciclo de obscurantismo no Brasil, que afetou todos os espaços de educação do nosso país. Agora, nós queremos aprofundar a reflexão prática e teórica das nossas experiências educativas”.  

Para Valter Leite, realizar o encontro na Unioeste ganha simbologia ainda maior por se tratar da instituição que acolhe a educação do campo há mais de 20 anos, “A Unioeste é a nossa casa […]. Ela ocupa uma centralidade na histórica, por isso não teria espaço mais simbólico para realizar esse encontro do que este lugar aqui”, enfatizou. 

A professora Neide da Silveira de Matos, coordenadora institucional do evento pela Unioeste, reforçou a importância da educação para a emancipação humana: “Esse encontro foi construído em prol da educação, da saúde e da vida”. 

A conferência de abertura tratou da “Questão ambiental no Brasil, construção da Reforma Agrária Popular e desafios educativos”, com a participação de Roberto Baggio, da direção nacional do MST. 

“Juntos, construímos pontes para um futuro mais justo e igualitário, onde a educação é a semente do desenvolvimento sustentável e que este encontro seja inspirador e marcado pelo compromisso com uma educação que cultiva a esperança e floresça na diversidade […]. A terra é um bem da natureza, e é um bem comum, não dos seres humanos, é do conjunto dos seres, e por isso temos que democratizar”, disse.  

A defesa da liberdade e pelo fim do extermínio contra o povo Palestino foram temas de diversas manifestações da mesa de abertura, com música ou palavras de ordem. Duas bandeiras palestinas também fazem da ornamentação o palco do encontro. 

Também participaram da mesa de abertura o diretor do Centro de Educação Comunicação e Artes, Acir Dias; o assessor da Coordenação da Itaipu Binacional, Adriano Lima dos Santos, e o Gestor de sustentabilidade das comunidades indígenas da Itaipu Binacional, Paulo Porto; o INCRA, Cyro Corrêa; representando mandatos populares, o deputado estadual e federal, os deputados Professor José Rodrigues Lemos e Carol Dartora, respectivamente; Articulação Paranaense por uma Educação do Campo, André de Souza Fedel; coordenador de Direitos Humanos da Secretaria de Estadual de Educação, Lourival de Araújo Filho; presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio Vendelino Sherer; Chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, Luciana Paulista da Silva; Presidente do Núcleo Sindical de Cascavel da APP/Sindicato, Marta da Silva Soligo; Sinteoeste, Cristiane de Souza Santos; Adunioeste, Sabrina Grassiolli; editora-chefe da Edunioeste, Aparecida Feolla Cella; representando o poder legislativo dos municípios paranaenses, a vereadora de Cascavel, professora Lilian Faria Porto Borges; e representando a Rede de Escolas das Áreas de Reforma Agrária (REARA), Rudson Luiz Ladislau. 

Assista a abertura do Encontro

Confira o resumo da programação do encontro: 

16/11 

9h às 12h: Conferência 2: “Política Educacional no Paraná e no Brasil: possibilidades e desafios educativos” 

Professores Luiz Carlos de Freitas, da Unicamp, e professor Cleiton Denez, integrante da APP Sindicato, Rodne de Oliveira Lima, Vice-reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

14h às 16h: Mesa-redonda: “Formação dos trabalhadores: 25 anos do Pronera e da Educação do Campo e práticas educativas”

Professores Clarice dos Santos e André de Souza Fedel, da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo

16h às 18h: Mesa-redonda: “Pronera e Unioeste: contribuições na formação humana dos territórios de Reforma Agrária do PR”
Professores Francis Guimarães e Fernando José Martins 

20h – MESA-REDONDA: “20 anos da Escola Itinerante do PR
Professores Isabela Camini, Maria Izabel Grein e Valter Jesus Leite e estudante Geani de Paula

17/11
9h às 18h – Painéis: Socialização de experiências acerca das práticas educativas no contexto da reforma agrária no Paraná  

1) Saúde 2) Infância 3) Escolas 4) EJA 5)Formação de educadores 6) Juventude 7) Agitação e propaganda 8) Coletivo LGBTQIA+; 9) Centros de formação 10)Educação Ambiental, Agroecologia e Plano Nacional Plantio de Árvores; 11) Comunicação

20h – Sessão de lançamento de livros: 

1) Escrevedores da Liberdade (Cascavel) 

2) 20 anos Escola Zumbi e Aprendendo com a terra e com a Vida 

3) Cartas Pedagógicas: testemunhos de uma vida Noite Cultural: Rumo aos 40 anos do MST  

18/11

8h – Mesa Redonda: “A formação e o papel do educador (a) do campo”
Com a professora Marlene Sapelli e o professor Jones Fernando, da direção estadual do Setor de Educação do MST-PR 

*Editado por Gustavo Marinho