Juventude Via Campesina

Assembleia de jovens camponeses discute acesso à terra e oportunidades para futuras gerações

Evento que ocorreu em Bogotá, na Colômbia, contou com organizações do mundo todo e antecedeu conferência internacional
Evento contou com representantes de organizações de todas as regiões do mundo. Foto: Rafael Stedile/Via Campesina.

Por Lucas Estanislau
Do Brasil de Fato

Jovens trabalhadores rurais e defensores dos direitos dos camponeses se reuniram na sexta-feira (01) em Bogotá, capital da Colômbia, para discutir o futuro do trabalho rural e o papel das novas gerações na luta pelo acesso à terra e pela soberania alimentar.

Mais de 100 representantes de movimentos populares de diversos países do mundo dos setores camponeses, indígenas, pescadores, pastores, migrantes e jovens sem-terra trocaram experiências, apontaram dificuldades e apresentaram propostas voltadas a suas realidades.

“Promover a soberania alimentar em nossos territórios e abordar nossos temas prioritários”, afirmaram os participantes.

Esta é a 5ª Assembleia Internacional de Jovens camponeses organizada pelos movimentos populares. O evento antecedeu o início da 8ª Conferência Internacional da Via Campesina, que começou hoje (03).

Ao final do encontro, os representantes acompanharam a leitura de uma resolução a ser debatida com propósito de ser aprovada e adotada pelas diferentes organizações.

“Os jovens encontram obstáculos no trabalho agrícola, principalmente por conta das crises geradas pelo capitalismo”, afirma o documento.

Segundo os movimentos, “os problemas climáticos, as guerras prolongadas, o aumento da pobreza e a expansão da agroindústria danificam a terra, contaminam o planeta e degradam os tecidos sociais”.

“O acesso à terra segue sendo um grave problema para os pobres, principalmente porque é controlado pelas grandes empresas multinacionais, que exploram os trabalhadores rurais e determinam os preços locais sem contribuir economicamente às produções locais”, afirmaram.

Para as organizações, esse cenário apontado “cria obstáculos para os jovens no campo, gera desequilíbrios de poder criados pelo agronegócio, é uma ameaça aos sistemas alimentares locais, à soberania alimentar e à renovação geracional na agricultura”.

Crise atual cria obstáculos para os jovens no campo, afirmam movimentos. Foto: Lucas Estanislau.

Conferência discute soberania alimentar

O encontro de jovens foi organizado pelos movimentos que fazem parte da Via Campesina, plataforma fundada em 1993 que hoje reúne as principais organizações de luta no campo de todos os continentes e busca construir consensos e práticas internacionais para a produção alimentar ecológica que possa combater a fome e reduzir riscos de insegurança alimentar.

Nesta 8ª edição da conferência internacional, os participantes abordam soluções para as crises globais como as guerras, a crise climática e o aprofundamento do modelo agroexportador e monocultor que amplia a dependência do sul global e aumenta os riscos alimentares pelo mundo.

Editado por Monyse Ravena e Maria Silva