Conflito por Terra

Pistoleiros armados ameaçam invadir acampamento do MST em Tocantins

Sem Terra ocupam desde outubro área de terra pública da União e são intimidados com drones e tiros disparados à noite
Acampamento Dina Guerrilheira (TO) foi montado em outubro e é alvo constante de tiros e drones. Foto: Divulgação/MST

Por Brasil de Fato | São Paulo (SP)

O acampamento Dina Guerrilheira, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no norte de Tocantins, está sob ataque de pistoleiros. Os acampados estão em uma área de terra pública da União, que, segundo o MST, é grilada por um latifundiário e tinha parte do território improdutiva. A área está localizada na antiga Fazenda Santa Maria/Vargem Boa, no município de Palmeirante, Tocantins.

Messias Vieira Barbosa, da coordenação estadual do MST no Tocantins, diz que as famílias do acampamento têm sido alvos de ameaças e intimidações desde o dia 16 de outubro, quando parte da fazenda foi ocupada. “O MST reivindica o assentamento de famílias Sem Terra que estão em constante movimento de acampamento para acampamento, buscando a realização do sonho de ter sua própria terra”, afirmou. 

Segundo Messias, pistoleiros armados fazem rondas no acampamento, montados a cavalo ou de moto. “Eles também usam drones para monitorar e visualizar o acampamento, a ponto de as pessoas não poderem tomar banho porque os drones estão fotografando e filmando. Normalmente à noite, eles ficam nas imediações disparando tiros”, relatou. 

Conforme os Sem Terra, três acampados já foram presos desde a ocupação da área. “Logo em seguida, acionamos o INCRA e a assessoria jurídica, e conseguimos provar que essa terra não pertencia ao fazendeiro que a reivindicava. No entanto, esse fazendeiro continua perturbando o acampamento constantemente”, afirmou Messias, do MST. 

Brasil de Fato não conseguiu localizar o fazendeiro que alega ser proprietário da Fazenda Santa Maria/Vargem Boa. A reportagem também pediu esclarecimentos à Secretaria de Segurança Pública do Tocantins. Caso haja respostas, a reportagem será atualizada. 

Pistoleiros ameaçaram invadir acampamento

A tensão aumentou nos últimos dias, quando pistoleiros anunciaram que iriam invadir o acampamento. “Poderia acontecer o pior, eles poderiam entrar e assassinar as pessoas”, disse o dirigente do MST. Apesar das ameaças, os acampados relataram que a invasão não aconteceu. “[Os pistoleiros] ficaram apenas nos arredores perturbando praticamente a noite inteira”, relatou o coordenador do MST. 

MST afirma que, apesar da tensão, os acampados do Dina Guerrilheira resistem. “Eles já estão acostumados com esse tipo de episódio, especialmente em datas festivas, quando o acampamento pode esvaziar e facilitar a expulsão dos camponeses. No entanto, desta vez, a situação foi diferente. As pessoas permaneceram firmes, unidas e organizadas, fazendo resistência”, acrescentou Messias.

Grileiros levam tensão à região 

A região de Palmeirante (TO) é palco de intensos conflitos agrários há mais de 10 anos, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Segundo a CPT, fazendeiros fazem pedidos de regularização fundiária em nome de “laranjas”, com o objetivo de titular extensas áreas públicas da União Federal para uso particular.

Edição: José Eduardo Bernardes